GCM participa de júri simulado em atividade do curso de direito da FIG-Unimesp

Quarta, 08 de Novembro de 2023 - 16:05

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos participou na noite desta terça-feira (7) de um júri simulado em atividade com alunos do curso de direito da FIG-Unimesp, na Vila Rosália. Os agentes, junto a cães policiais, contribuíram com o evento ao encenar a escolta de um homem remanejado do sistema prisional ao fórum a fim de demonstrar o cumprimento aos princípios de proteção dos direitos humanos fundamentais e da dignidade da pessoa.

Os alunos ocuparam os papéis de defesa e acusação na audiência presidida pela juíza Eliana Cassales Tosi Bastos, titular da 7ª Vara Criminal Central da Capital, ex-delegada de Polícia Civil no Estado de São Paulo e ex-aluna da FIG-Unimesp.

O secretário-adjunto para Assuntos de Segurança Pública e também ex-aluno de direito da faculdade, Ricardo Melchiades, representou a pasta. “Temos trabalhado junto à FIG-Unimesp em diversas atividades, com a participação de nossos guardas em pesquisa científica comportamental do curso de psicologia, formação em temas ambientais e a presença de nossas inspetorias em seus eventos. É muito gratificante fazer parte da jornada desses estudantes”, comentou.

O convite para a atividade partiu da coordenadora do curso, Ossanna Tolmajian. “A GCM de Guarulhos é uma grande parceira da nossa Instituição. Inclusive, aproveito para agradecer ao prefeito Guti e ao secretário (para Assuntos de Segurança Pública) Márcio Pontes pela disponibilidade dos agentes e pela sinergia que nos une”, ressaltou a professora.

Fotos: Divulgação/PMG