GCM prende homem por furto de fios elétricos no Viaduto Fioravante Iervolino

Quarta, 07 de Setembro de 2022 - 10:20

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prendeu na noite desta terça-feira (6) um homem acusado de furtar fios da rede elétrica pública no Viaduto Fioravante Iervolino, no bairro Porto da Igreja, região central da cidade.

Durante ronda preventiva pela região, uma equipe da GCM observou a atitude suspeita de três indivíduos, que cavavam no local. No momento da abordagem, contudo, dois conseguiram fugir, mas o terceiro foi preso e levado ao 1º DP, no Centro. O suspeito preferiu não se manifestar sobre suas ações e nada de ilícito foi encontrado com ele, mas a autoridade de plantão na delegacia verificou que ele possui outras três passagens pela polícia por furto de fios.

No local em que os acusados estavam havia sido aberto um buraco no chão e parte da fiação já havia sido cortada, sem no entanto arrancá-la. Os outros dois suspeitos não puderam ter suas características físicas observadas, haja vista que a iluminação pública estava apagada pelo corte dos fios. O suspeito capturado ficará preso preventivamente.

O conserto da iluminação do local será feito ainda nesta quarta-feira (7), com um prejuízo de aproximadamente R$ 2 mil aos cofres públicos.

O prefeito Guti, que passava pelo viaduto no momento da verificação do crime, elogiou a GCM. “Parabéns a toda a equipe por mais uma abordagem bem realizada. Esse trabalho de prevenção ao furto de fios é fundamental para a segurança de nossa população durante a noite”, comentou.

Diminuição de casos

Entre 2021 e maio deste ano a GCM registrou mais de 200 ocorrências de roubo e furto de cabos elétricos em Guarulhos. Contudo, após a realização de forças-tarefa entre a guarda e as polícias Civil e Militar, com a intensificação do patrulhamento, a prisão de acusados e a fiscalização de ferros-velhos suspeitos de receptação, a cidade chegou a passar exatos três meses sem registrar qualquer caso do tipo. O último havia sido em 6 de junho.

Imagem: Divulgação/PMG