Grupo de Trabalho da Prefeitura se reúne para tratar da eleição do Conselho Tutelar 2019

Terça, 24 de Setembro de 2019 - 15:17

Na última sexta-feira (20) o grupo de trabalho da Prefeitura responsável pela estrutura e ações para a realização da eleição do Conselho Tutelar de Guarulhos se reuniu no Paço Municipal. Coordenada pela Secretaria de Governo, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a reunião discutiu medidas e ações para a realização do pleito, de forma a garantir a normalidade da votação, que ocorrerá no próximo dia 6 de outubro, das 8h às 17h, em diversas escolas municipais.

Entre os assuntos tratados estavam convocação de servidores, treinamento de funcionários junto aos cartórios eleitorais, divulgação, organização do trânsito, segurança e escolta de equipamentos e de pessoas, rondas nos locais de votação, disponibilização de salas de votação nas escolas, alimentação para os servidores envolvidos nos trabalhos, veículos oficiais para apoio logístico e transporte de equipamentos e de servidores, equipes de socorro e emergências de saúde, apoio jurídico, dentre outras providências.

O grupo de trabalho é formado por representantes das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança Pública, Justiça, Transporte e Mobilidade Urbana, além de membros da Comissão Eleitoral do CMDCA.

Conselheiros Tutelares

Os 56 locais atualizados de votação para conselheiro tutelar podem ser consultados na página do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no link https://bit.ly/2kS7iuj. Ao todo, 264 candidatos concorrem a 30 vagas de titulares, bem como as de suplentes. Podem votar os munícipes eleitores que estiverem com a situação regularizada. A lista geral de candidatos pode ser verificada no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/eleicao-conselho-tutelar-2019.

O conselheiro tutelar tem a função de promover, defender e zelar para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados e atendidos. Guarulhos possui seis conselhos nas regiões Bonsucesso, Centro, Cumbica, Pimentas, São João e Taboão. Para cada um são eleitos cinco titulares e seus respectivos suplentes. A posse dos titulares eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro do ano que vem.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG