Guard capacita profissionais de outras cidades para expansão do projeto

Quarta, 03 de Abril de 2019 - 18:43

Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), a equipe do Projeto Guard - Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas, da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, realizará capacitação profissionais de seis municípios de Minas Gerais que pretendem implantar o programa.

A iniciativa acontece por meio da parceria com a Secretaria de Educação e se notabilizou em inúmeras ações de combate à violência. Com o trágico caso ocorrido no mês passado em uma escola da Rede Estadual, em Suzano, a equipe do Guard vem sendo solicitada por guardas de todo o Brasil, com objetivo de orientar alunos de escolas públicas, contribuindo na redução da violência escolar, familiar e social.

As cidades mineiras que vão receber formação para criação do Programa são Santa Luzia, Itabirito, Sabará, Betim, Pedro Leopoldo e Contagem. O curso tem duração de 36 horas, das quais 24 horas presenciais e 12 horas na modalidade a distância.

Para reforçar ações preventivas de combate à violência nas escolas da Rede Municipal, o prefeito Guti também vai ampliar o número de guardas na equipe do Guard para que mais escolas possam ser contempladas com o curso de prevenção às drogas e violência escolar, fortalecendo os vínculos entre o estabelecimento de ensino e a comunidade.

Guard Guarulhos

Criado em 2006, o programa educativo inicialmente atendeu aos filhos de guardas-civis municipais, num total de 44 crianças. A ideia surgiu após capacitação de GCMs junto ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). No início eram somente as escolas municipais, contudo o reconhecimento desse trabalho fez com que ele fosse ampliado para as escolas estaduais a partir de 2008.

O Guard Guarulhos é considerado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como um dos principais programas preventivos em escolas. Coordenado pelo guarda municipal e pedagogo Washington Luiz de Santana, reconhecido pela polícia militar e pela Liga da Prevenção como um dos melhores gestores em trabalho pedagógico nas escolas do Brasil.

O projeto é resultado de uma parceria entre as secretarias de Assuntos para Segurança Pública (SASP) e da Secretaria de Educação. Atualmente, o Programa já beneficiou mais de 250 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos com palestras e cursos socioeducativos e preventivos.