Guarulhos amplia a vacinação contra a meningite C para pessoas de 15 a 59 anos

Sexta, 03 de Fevereiro de 2023 - 11:52

A partir desta sexta-feira (3) a Prefeitura de Guarulhos amplia a faixa etária de vacinação contra a meningite C para pessoas de 15 a 59 anos. O imunizante estará disponível em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município até que o estoque da campanha seja finalizado.

A vacina contra a meningite C faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos três e aos cinco meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses.

Até fevereiro de 2023 o Ministério da Saúde ampliou o grupo de vacinação para crianças com até dez anos que nunca foram vacinadas, além dos trabalhadores da saúde. No entanto, a Prefeitura inicia já a partir desta sexta a nova faixa etária de vacinação, que contempla também os adultos.

Sobre a infecção

A meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Essa enfermidade, embora possa acontecer em qualquer idade, é mais frequente em crianças com menos de cinco anos. Dessa maneira, a Secretaria da Saúde de Guarulhos reforça a importância da imunização para evitar a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

Serviço

Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Fotos: Divulgação/PMG