Guarulhos apresenta ações que dão mais segurança ao trânsito em live intercidades

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 11:26

Com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Guarulhos na área de segurança de trânsito, a cidade participou no último dia 28 de julho da live "Mais um Desafio para a Educação de Trânsito: a Pandemia", que foi realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e mediada pelo Programa Respeito à Vida, do Estado de São Paulo.

Durante a apresentação, Guarulhos procurou enfatizar que a frota total de veículos do município era de 710.436 em junho de 2020, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, e por esse motivo várias ações são adotadas dentro da cidade para minimizar os efeitos dos acidentes.

Como prova da intensificação da fiscalização e do trabalho de orientação educativa na cidade foram mostrados os números referentes a 2018 e 2019: 157 óbitos no primeiro ano e 111 no segundo, uma queda de 30%.

Foram abordados diversos temas relativos à segurança de trânsito durante a live, que contou com a participação de Layla Fordelone, representando a Escola Pública de Trânsito de Guarulhos, de Luciano Fonseca (mediador e representante do programa Respeito à Vida), do secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, e de Débora Damasco, representante da Emdec.

Segundo Layla, a estatística favorável em Guarulhos é reflexo de uma intensificação na fiscalização com a vitoriosa ação das Blitze Integradas da Lei Seca, além das estratégias adotadas com ações educativas em bares e faculdades.

A pandemia, um novo desafio

Durante a pandemia do coronavírus, a Escola Pública de Trânsito de Guarulhos lançou a campanha "Perceba o Risco, Proteja a Vida", totalmente voltada para os motociclistas, na qual foram divulgados nas mídias sociais vídeos em que os agentes de trânsito orientam aos motociclistas como utilizar corretamente o capacete e respeitar as sinalizações de trânsito para evitar acidentes e assim minimizar os atendimentos hospitalares.

Nessa campanha a Prefeitura também conseguiu fazer com que os motociclistas da cidade e aqueles que trafegam pelo município tivessem a oportunidade de passar por uma ação integrada, em dois dias distintos, que visou à segurança dos profissionais da área. No final de julho a Escola Pública de Trânsito fez as blitze educativas levando informação, fornecendo equipamentos de segurança e realizando testes de Covid-19, que acusaram dois casos positivos.

As operações resultaram em 150 abordagens, sendo que 84 motociclistas passaram pelo teste rápido da Covid-19: 34 foram testados em 24 de julho na rodovia Ayrton Senna, quilômetro 22, sentido interior, onde foram identificados os dois casos positivos. Os outros 50 aconteceram em 27 de julho, Dia do Motociclista, na avenida Paulo Faccini, nas proximidades do Bosque Maia.

Fotos: Márcio Lino/PMG