Guarulhos avança nas obras de canalização do rio Baquirivu com nova licença ambiental da Cetesb

Quarta, 30 de Agosto de 2023 - 18:35

A Prefeitura de Guarulhos recebeu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a licença ambiental para as obras do lote 2 do Viva Baquirivu, nome oficial do Programa de Macrodrenagem de Controle de Cheias do Rio Baquirivu-Guaçu. A licença foi concedida na manhã desta quarta-feira (30) ao prefeito Guti pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, durante evento que marcou a entrega da canalização de três quilômetros de leito do rio Baquirivu-Guaçu, a parte pela qual o Governo do Estado é responsável. Por sua vez, a Secretaria de Obras de Guarulhos já atua em melhorias nos outros 18 km do rio.

A administração municipal guarulhense iniciou os trabalhos no programa Viva Baquirivu ainda em 2017, com a resolução dos trâmites burocráticos, as assinaturas dos contratos no segundo semestre de 2021 e o início das obras, com a canalização do córrego do Cocho Velho, entre outras intervenções.

A conquista da licença ambiental, que compreende as obras que vão do bairro Jardim São João ao Jardim Presidente Dutra, totalizando 5,94 quilômetros, reforça a atual sintonia com o Governo do Estado, o que foi reforçado com a visita de Tarcísio de Freitas ao município.

“As obras do Baquirivu são complexas e exigem muito trabalho de toda a nossa equipe. Estamos avançando na canalização, que vai diminuir muito as enchentes e beneficiar diretamente mais de 300 mil guarulhenses”, afirmou Guti.

Na oportunidade, o prefeito e o governador também fiscalizaram as obras na avenida Jacu Pêssego e no trevo de Bonsucesso, que prosseguem após a CCR RioSP, administradora da rodovia Presidente Dutra, iniciar a construção das marginais.

Viva Baquirivu

O programa Viva Baquirivu possibilitará a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com a implantação do maior parque linear da cidade e arborização.

A iniciativa abrange, ainda, a construção de ciclovia e pista de corrida, a revitalização das vias urbanas, a ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional, entre outras melhorias. As obras deverão ser realizadas em um prazo de 30 meses.

Fotos: Ivanildo Porto/PMG e Fernando Nascimento/Governo do Estado