Guarulhos forma mais 30 profissionais do transporte escolar para atendimento a pessoas com deficiência

Sexta, 27 de Janeiro de 2023 - 15:17

Para atender à demanda antes do início das aulas, a Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta sexta-feira (27) mais uma edição do curso gratuito de formação de condutores e monitores do transporte escolar para o atendimento a pessoas com deficiência a 30 profissionais da Associação dos Condutores Escolares Autônomos Gratuitos de Guarulhos. Na próxima quarta-feira (1º de fevereiro) outras 30 pessoas passarão pela mesma formação, que acontece na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), no Macedo.

Oferecido pela SAI, o curso com duração de quatro horas é obrigatório para os que já trabalham e os que desejam atuar na área, tanto em instituições públicas como particulares (lei municipal 6.768/2010).

Moradora do Parque Santos Dumont, Cristiane Souza de Oliveira, de 42 anos, é condutora de transporte escolar em uma escola particular. “Já fiz outros cursos, mas como este é a primeira vez. É muito importante o conhecimento para saber agir em algumas situações com alunos com deficiência”, disse Cristiane, que atua há 16 anos na área.

Letícia Soares, de 23 anos, trabalha como monitora de transporte escolar público há 12 meses. “Tive experiência com uma criança autista e foi tranquilo. Acho o curso muito interessante porque a gente aprende também sobre outros assuntos, como os tipos de deficiências que existem”, contou a jovem que vive no Jardim São João.

O conteúdo da capacitação inclui conceitos técnicos referentes a deficiências, maneiras de abordagem, tipos de deficiência, terminologia, entre outros tópicos. Os integrantes também participam de uma vivência sensorial simulando situações enfrentadas por um deficiente visual na qual caminham em pares com os olhos vendados, um por vez, no entorno da subsecretaria. Durante o percurso, são guiados pelo parceiro sem a venda, que orienta sobre obstáculos do trajeto como degraus, árvores, postes, entre outros.

A Subsecretaria de Acessibilidade Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, abre periodicamente inscrições para o curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2414-3685.

Imagens: Marcio Lino/PMG