Guarulhos oferece alimentação especial a mais de 1,2 mil alunos da rede municipal

Quarta, 26 de Outubro de 2022 - 13:02

Atualmente mais de 1.200 alunos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos com necessidades alimentares especiais (NAE) recebem atendimento personalizado com adequações na alimentação voltadas à condição de saúde de cada estudante, mediante recomendação médica e orientação de nutricionista  quanto aos alimentos que farão parte das refeições.

Entre os alimentos para os alunos com NAE estão: nestogeno 1 e 2, fórmula de soja, bebida à base de soja com suco de fruta (maçã e uva), bebida à base de arroz (leite de arroz), suco de fruta 100%, pão vegano (sem glúten, sem ovo e sem leite), integrais (biscoitos salgado, pães, macarrão e arroz), biscoito de polvilho (sem glúten, sem ovo e sem leite), biscoito diet coco e chocolate, biscoito de coco (sem glúten, sem ovo e sem leite), biscoito cracker (sem glúten, sem ovo e sem leite), sequilhos sem glúten (com ovo), macarrão de arroz, leite semidesnatado, aveia, iogurte desnatado 0% adição de açúcar (sem lactose) e mini bolo de coco integral sem açúcar.

A nutricionista da divisão técnica de Atendimento às Necessidades Alimentares Especiais da Secretaria de Educação (SE), Denise Catão, explica que a ação envolve nutricionistas, gestão escolar, professores, cozinheiros e famílias. “Por esse motivo, nosso atendimento é individualizado e particularidades da alimentação do aluno são consideradas para a adequação da alimentação na escola”, explica.

Desde 2013, Denise realiza visitas técnicas, elaboração de cardápios, envio de gêneros e educação nutricional. Ela conta que o atendimento aos alunos com necessidades alimentares especiais é sua maior paixão. “Ver o quanto a alimentação adequada para o estado de saúde do aluno pode impactar na rotina escolar, no aprendizado e na socialização, faz o trabalho valer a pena”, destacou.

O trabalho das nutricionistas da SE já foi tema de trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN) e encontro técnico do ITAL Campinas, referência em alimentação escolar, no qual Guarulhos ganhou destaque.

A rede municipal de educação de Guarulhos oferece cerca de 250 mil refeições diárias para mais de 121 mil alunos, dentre os quais bebês, crianças e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 263 unidades escolares.

Imagens: Divulgação /PMG