Guarulhos participa da 1ª conferência temática e nacional de trabalhadores da cultura

Sexta, 26 de Janeiro de 2024 - 16:42

Produtores e trabalhadores culturais de Guarulhos marcaram presença na 1ª Conferência Temática de Trabalhadores da Cultura, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de janeiro no Sesc 14 Bis, na Capital. A Secretaria Municipal de Cultura foi representada pelo chefe da seção de Cultura Popular, Paulinho Trewasae, eleito no último dia 18 um dos delegados que representará o Estado de São Paulo na conferência nacional, que acontecerá em março em Brasília.

"A grande sacada do evento foi juntar trabalhadores do Brasil inteiro, de diversos segmentos culturais, para discutir políticas públicas de garantia. Estamos buscando unidade, todos por um bem, em prol da comunidade cultural”, explicou Trewasae, que participou dos três dias do evento, que contou com a participação de representantes dos ministérios da Cultura, Trabalho e Previdência, além de associações nacionalmente conhecidas pelas ações no campo cultural.

A conferência enfatizou duas discussões: a formação profissional dos trabalhadores da cultura e a construção de um arcabouço legal que proteja e garanta os direitos desses trabalhadores. A partir disso foram discutidos temas como o desafio do trabalho cultural frente aos avanços tecnológicos, inteligência artificial, seguridade social e como fazer cultura focando na inclusão de indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+.

Para Trewasae, as discussões sobre direitos trabalhistas da classe precisam ser ampliadas. “Os trabalhadores da cultura ainda são regidos por uma lei de 40 anos atrás. Então, se a tecnologia avançou e modificou toda a cultura, as leis precisam acompanhar também”, completou.

Conferência nacional

A cidade de Guarulhos participará da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em março em Brasília e irá reunir agentes culturais de todo o país para debater políticas públicas e trocar experiências.

O município será representado por Paulinho Trewasae e a conferência contará com a participação de representantes de Itaquaquecetuba (Maria Cristoilma Almeida Rego e Denilza Kaimbé) e de Suzano (Caroline Alcântara). Juntos eles apresentarão os interesses das cidades do Alto Tietê na reunião nacional e levarão as propostas apresentadas a nível estadual para a conferência federal.

Foto: Divulgação/PMG