Guarulhos se prepara para receber “Sabores do Alto Tietê” sábado no Bosque Maia

Quinta, 21 de Novembro de 2019 - 17:27

Os preparativos para a quarta edição da feira “Sabores do Alto Tietê 2019”, que acontece em Guarulhos neste sábado, dia 23, das 11h às 21horas, no Bosque Maia estão a todo vapor.  Na ocasião, o parque sediará o melhor da culinária, artesanato e atrações de dez municípios integrantes do   Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat): Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A entrada é gratuita.

As 21 barracas do principal festival cultural da região, confeccionadas pela Serraria Ecológica da Prefeitura, começarão a ser instaladas nesta sexta-feira (22). O preparo dos 150 quilos de arroz suíno – prato guarulhense - já foi iniciado com o corte e tempero da carne de porco, assim como a elaboração dos 700  sorvetes de mandioca, pelos funcionários do Restaurante Escola Praça Gourmet, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, Elen Farias, destacou o caráter solidário do festival. “Esse evento, apesar de ser gastronômico, tem um viés solidário. Cada barraca reverterá suas vendas para o fundo social da cidade de origem. A nossa barraca guarulhense servirá como prato salgado o arroz suíno e como doce, o sorvete de mandioca. Convido a todos para prestigiar este evento. Tenho certeza que vocês irão gostar e se divertir,” afirmou Elen.

Culinária e atrações

A população poderá experimentar pratos salgados e doces que cada município vai trazer a preços populares, dentre eles, sorvete de mandioca, pizzas, biscoitos, churrasco, galinhada, feijão tropeiro, arroz suíno, tapiocas doces e salgadas, sorvete de massa, pasteis doces e salgados, yakissoba, frutas com chocolate, paçoca, churros, bolo de pote, pão de mel, hambúrguer gourmet, lanche caipira, suco de cambuci e outras bebidas.

As cidades participantes também apresentarão atrações artísticas como catira (dança folclórica), capoeira, samba, desfile de modas, DJ, banda municipal, quarteto de cordas, entre outras. Artesanatos em diversos materiais como bolsas de crochê e esculturas de madeira estarão expostos. Está previsto também um espaço com informações sobre o turismo regional e seus principais roteiros.

Organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos e idealizado pelos demais fundos sociais de solidariedade das cidades participantes, o evento visa estimular a integração e o voluntariado, além de divulgar ações e arrecadar recursos para os projetos desenvolvidos nos municípios.  O Sabores do Alto Tietê foi realizado pela primeira vez em outubro de 2017 e já passou por três cidades: Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema. 

Guarulhos

Guarulhos participará da feira com dois pratos: o arroz suíno com costelinha defumada e o sorvete de mandioca. O arroz suíno tem sua origem na rota dos Bandeirantes que passava pela cidade, já que os desbravadores costumavam levar carne embalada em gordura. Já o sorvete de mandioca é uma receita tradicional de famílias do bairro Torres Tibagy, que cultivavam mandioca e consumiam o sorvete após as refeições, além de oferecê-lo a conhecidos próximos do núcleo familiar. A receita original contém mandioca cozida, leite e açúcar.

A banda guarulhense Música do Silêncio, projeto de inclusão do Conservatório de Guarulhos para ensino de música às pessoas com deficiência auditiva e visual, irá apresentar repertório variado.

Programação das atrações:

11h – abertura oficial

11h20 – Catira (Salesópolis)

12h – Quarteto de Cordas (Mogi das Cruzes)

13h – Capoeira (Itaquaquecetuba)

15h – Música do Silêncio (Guarulhos)

16h – Voz em Movimento (Guararema)

17h – Roda de Samba – Sambas da Vida (Suzano)

18h – Banda Municipal (Arujá)

19h – Desfile de Modas (Santa Isabel)

20h – DJ (Biritiba Mirim)


Serviço

Sabores do Alto Tietê – Edição Guarulhos 2019 – entrada gratuita

Dia 23 de novembro (sábado), das 11h às 21h

Local: Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº)