Guarulhos sedia encontro de indígenas Wassú neste sábado e domingo

Quarta, 19 de Abril de 2023 - 17:47

A cidade de Guarulhos sedia neste sábado (22) e domingo (23) o 2º Encontro dos Wassús no Espaço Cultural Multiétnico Filhos Desta Terra (avenida Benjamin Harris Hunicutt, 4.112, Portal dos Gramados), no Cabuçu. O evento, que marca a celebração dos 54 anos da migração do povo indígena de Alagoas para o Estado de São Paulo, é gratuito e aberto ao público em geral, com estacionamento amplo e gratuito.

 

Entre as atividades previstas no evento estão dança toré, rodas de conversa e cerimônia inter-religiosa, além de atividades culturais como trilha, pintura corporal, exposição e venda de artesanatos, contação de histórias e brincadeiras.

 

O encontro tem por objetivo fortalecer a etnia Wassú, que atualmente se concentra em 18 municípios da Grande São Paulo com uma população estimada em 300 pessoas. A ideia é aproximá-los e motivá-los a praticar sua cultura e possibilitar aos não indígenas participar e conhecer a cultura do grupo.

 

Etnia em Guarulhos

 

A população atual de Wassús em Guarulhos é de cerca de cem pessoas. Eles vivem há quase 30 anos distribuídos em diversos bairros, sendo que algumas famílias moram no Espaço Cultural Multiétnico, onde praticam rituais e costumes.

 

A partir de 2007 o grupo se reorganizou culturalmente no município e desde então mantém atividades culturais e vivências em escolas e na aldeia como forma de manter o grupo fortalecido política e culturalmente.

 

A etnia Wassú se deslocou do Nordeste para terras paulistas em razão de intensos e sangrentos conflitos com fazendeiros por disputa de terras em sua aldeia.

 

O 2º Encontro dos Wassús em São Paulo conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 96503-1102 (Alan Wassú) e (11) 99804-9327 (Daniela)

 

Fotos: Divulgação/PMG