Inscrições para cursos gratuitos oferecidos pelo Conservatório de Guarulhos terminam dia 30

Terça, 22 de Outubro de 2019 - 15:30

O Conservatório Municipal de Guarulhos está com inscrições abertas para cursos gratuitos de instrumentos oferecidos no Centro Municipal de Educação e Artes–Cemear. Os interessados têm até o dia 30 de outubro para se inscreverem e as vagas são limitadas.

A instituição, mantida pela Prefeitura de Guarulhos, se aproxima dos seus 60 anos e conta com corpo docente altamente qualificado, com professores que são referência na música popular e erudita no país.

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, diretor do Conservatório, os cursos têm características profissionalizantes: “Nossa meta é preparar os alunos para atuarem profissionalmente, tanto no campo da música clássica quanto na música popular”, explica.

As vagas estão abertas para iniciantes e para pessoas que já possuem conhecimento de música em busca de especialização em seus instrumentos preferidos: “O Conservatório de Guarulhos está de braços abertos para receber pessoas com pouco ou nenhum conhecimento musical. Contudo, é importante ressaltar que temos um corpo docente altamente qualificado, com experiências diversas e grande potencial para o desenvolvimento de trabalhos sublimes”, pontua o diretor.

Ainda segundo Patarra, a baixa quantidade de vagas nesse momento das inscrições não significa que os candidatos não poderão ser contemplados ao longo do ano letivo; “Por motivos diversos, as pessoas acabam desistindo do curso ou trancando a matrícula, e com isso, outras pessoas têm a oportunidade de entrar ao longo do ano. A baixa quantidade de vagas não deve inibir os candidatos de se inscreverem”, explica o maestro.

Corpo docente altamente qualificado

O Conservatório de Guarulhos permite que os estudantes se especializem e desenvolvam sua qualidade técnica. Para “fazer desabrochar projetos e talentos grandiosos”, como lembra o maestro, os professores que compõem a equipe docente do CMG possuem intensa atuação no mundo musical, envolvidos em espetáculos, produção, shows, atividades complementares na cidade de Guarulhos e em inúmeras regiões do país e do exterior.

Esse é o caso do professor Pedro Esteves, que ao lado do professor Armando Leite,ministra um curso voltado ao aperfeiçoamento das técnicas da guitarra. O GuitarFusion, explora diferentes estilos musicais, como rock, jazz e música brasileira. O Projeto se caracteriza como uma reunião de vários instrumentistas empenhados na execução de repertórios instrumentais.

“O GuitarFusion é um curso muito interessante, específico para todas as vertentes do rock, algo até então inédito no país. Nesse grupo, já conseguimos formar muita gente legal, profissionais que têm seu trabalho reconhecido e estão ganhando projeção no meio musical".

Já o grupo Almanaque, que é coordenado pelo professor Norberto Queiroz, dedica seus estudos ao aprendizado e aperfeiçoamento de instrumentos de percussão, corda e sopro: "Desenvolvemos um trabalho bastante abrangente, com um repertório diversificado, com diferentes ritmos da música popular brasileira e erudita. O curso é oferecido a alunos iniciantes e também para pessoas que já têm conhecimento e querem se aperfeiçoar em diferentes linguagens", explica Norberto.

Para oferecer ao público um recorte dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos, o Conservatório de Guarulhos realiza, ao longo de todo o ano, apresentações musicais gratuitas. Fabio Pellegatti, professor de violoncelo, coordena o Guarucellos, grupo que ressalta aspectos de interpretação e técnica relacionados ao instrumento, sempre tendo como objetivo principal a prática de música em conjunto.

Como os demais grupos do Conservatório, o Guarucellos também faz apresentações em que mostra alguns dos resultados dos trabalhos desenvolvidos nas aulas: "Temos imenso prazer em receber o público em nossas apresentações. A presença das pessoas nas audições é essencial para o desenvolvimento profissional dos instrumentistas", observa Pellegatti.

Para quem gosta da levada dos instrumentos de percussão, o Conservatório também oferece os cursos Caminhos da Percussão e Técnicas da Percussão, coordenados pelo professor Ricardo Barreto.Bateria, pandeiro, timbales, conga, agogô, cajon, tamborim, surdo, caxixi, recoreco, atabaque e berimbau fazem parte do universo de instrumentos desses grupos.

E ainda tem muito mais. Para mais informações sobre o processo seletivo do Conservatório Municipal de Guarulhos, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/conservatorio