IV Conferência Regional da Igualdade Racial debate políticas de enfrentamento ao racismo

Sexta, 18 de Fevereiro de 2022 - 15:09

Cerca de 60 pessoas – entre representantes da sociedade civil e do poder público – participaram de forma online da IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial de Guarulhos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, realizada no último sábado (12) com o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”. Transmitido do Salão de Artes do Adamastor, o evento discutiu e aprovou 20 propostas prioritárias que serão encaminhadas à V Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, além de eleger delegados.

A conferência é uma modalidade de participação social em que os munícipes atuam na construção da política pública de igualdade racial. É um momento de avaliar e conferir as políticas implementadas pelos municípios, as quais visam ao enfrentamento do racismo e à promoção da igualdade racial, bem como a propor novas ações diante da conjuntura social e política.

“São poucas as cidades, entre os 645 municípios paulistas, que têm uma Secretaria de Direitos Humanos, como Guarulhos, cuja missão é promover políticas públicas no sentido de garantir os direitos humanos para os mais diversos segmentos da sociedade. A conferência tem uma pauta robusta e temos o desafio de tirar as propostas do papel, trabalhar para que se efetivem e sejam postas em prática. Temos que agir e combater todas as formas de intolerância racial, religiosa e de gênero”, disse o secretário de Direitos Humanos de Guarulhos, Abdo Mazloum.

Já o subsecretário de Igualdade Racial, Anderson Guimarães, destacou a necessidade de ações intersetoriais. “As políticas de igualdade racial precisam ser políticas de Estado e não de governo, ou seja, institucionalizadas. Elas devem ser incluídas em todas as secretarias, em todas as administrações, porque não existe outra forma de corrigir os problemas das desigualdades a não ser por meio de políticas afirmativas. Elas devem constar nas relações entre os entes federativos, na lógica do bloco de força: União, Estado e municípios unidos”, afirmou Guimarães.

Promovida pela Subsecretaria da Igualdade Racial de Guarulhos e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), juntamente com os municípios de Itaquaquecetuba e Santa Isabel, a conferência pode ser assistida na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=E1FbVRyTnBo.

Imagens: Divulgação/PMG