Multinacional instalada na cidade emprega afegãos abrigados em Guarulhos

Segunda, 13 de Novembro de 2023 - 10:58

Em busca de recomeçar a vida no Brasil, três afegãos acolhidos no município passaram a ocupar vagas de emprego na cidade desde outubro. Junto com suas famílias, eles residem agora no Acolhimento Semeando, o mais recente aberto pela municipalidade, instalado no Jardim Presidente Dutra.

Mohammad Zaman, 40 anos, chegou ao Brasil há cerca de quatro meses com sua esposa e duas filhas. Para ele, a conquista de um emprego na cidade é motivo de alegria e uma oportunidade para manter o sustento da sua família. Ele conta que pretende se fixar no país e a cada dia construir raízes aqui, uma vez que sua filha, Hellen, de apenas dois meses, é nascida no Brasil.

“A Shein, empresa onde os afegãos estão empregados, abriu vagas exclusivas para migrantes e a informação foi passada aos coordenadores dos abrigos. Dias após a entrevista eles receberam a notícia de que foram selecionados, assinaram contrato, retiraram o uniforme e já começaram a trabalhar”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, que celebrou o fato de que as empresas estão cada vez mais abrindo porta a esse público, que chega ao Brasil fragilizado e em situação de vulnerabilidade, já que na maioria das vezes todos os seus bens são vendidos para conseguirem comprar a passagem aérea para o Brasil.

Mais de cinco mil afegãos atendidos

De janeiro de 2022 a outubro de 2023 a Prefeitura de Guarulhos já recebeu 5.324 afegãos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, equipamento municipal instalado dentro do aeroporto internacional.

Assim que os afegãos são referenciados no equipamento é iniciada a busca por vagas junto ao governo estadual, responsável por gerenciar o acolhimento. Enquanto aguardam, Guarulhos garante a segurança alimentar dos refugiados com café da manhã, almoço e jantar, além de entregar kits com materiais de higiene pessoal, água e cobertores. Há também colaboradores e voluntários que entregam refeições aos finais de semana.

É importante esclarecer que a Prefeitura de Guarulhos não é o ente responsável pela acolhida dos afegãos, que estão chegando ao Brasil com visto humanitário concedido pelo governo federal. Sendo assim, a administração municipal trabalha de forma emergencial para conseguir lidar com a demanda, já que o aeroporto de Guarulhos é o único no país que recebe voos do Afeganistão e de países vizinhos.

Residências para acolhimento

Guarulhos possui atualmente 257 vagas para acolhimento de migrantes e refugiados, sendo 207 geridas pela municipalidade e outras 50 pelo governo estadual. No momento, todas estão lotadas.

Vivendo em abrigos da cidade, os afegãos contam com auxílio das equipes na provisão de documentos como CPF e regularização da situação no país, além de aulas de português. Eles também recebem todo o suporte e atendimento médico das Unidades Básicas de Saúde de Guarulhos.

Imagem: Divulgação/PMG