Obras de Kiusam de Oliveira serão debatidas no encontro online Negras no Sarau

Terça, 25 de Outubro de 2022 - 12:10

Obras da pedagoga Kiusam de Oliveira, como “O Mundo no Black Power de Tayó” – premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Cultura Negra 2012 e considerado pela ONU como um dos mais importantes livros do mundo na categoria Direitos Humanos – serão abordadas nesta quarta-feira (26), das 19h às 20h30, pelo projeto Negras no Sarau.

A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos promove encontros virtuais mensais por meio da plataforma do Google Meet. Interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição no link https://bit.ly/negrasnosarauinscricao para receber o e-mail com o link do encontro.

O Negras do Sarau é um espaço virtual para a partilha de impressões e de percepções das diferentes expressões culturais, como livros, músicas, poesias, documentários, filmes e outras formas de linguagem produzidas por e com mulheres e homens negros e indígenas.

Kiusam é também doutora em educação, mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e terapeuta integrativa. Suas obras são reconhecidas internacionalmente por promoverem a educação antirracista e são pautadas na ancestralidade africana que a autora chama de Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infanto Juvenil: a que possibilita a cura e desperta o encantamento nos corpos negros rebaixados em termos de autoestima, por conta das violências racistas.

Coordenado pela Subsecretaria de Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, o projeto Negras no Sarau teve início em agosto com o livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus e, posteriormente, em setembro abordou o conto “Olhos D’Água”, da escritora Conceição Evaristo.

Os encontros têm  duração de 1h30 minutos (das 19h às 20h30). Não é necessário se inscrever todos os meses, pois o link do projeto é sempre o mesmo.

Confira a programação dos próximos encontros do projeto:

24 de outubro - Kiusam de Oliveira

30 de novembro - Lélia Gonzalez