Oficina sobre desafios no acolhimento de migrantes e refugiadas encerra o Mês da Mulher

Quarta, 29 de Março de 2023 - 11:28

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (28) uma oficina para discutir desafios e estratégias à garantia de acolhimento, proteção e integração às mulheres migrantes e refugiadas que chegam à cidade. A formação promovida a servidores e à sociedade civil aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo, ao lado de representantes do Alto-Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

O evento encerra uma programação diversa de debates no Mês da Mulher e reforça o papel do município como a principal porta de entrada de mulheres migrantes ao país, uma vez que abriga o aeroporto mais movimentado da América do Sul. Em 2022 o Brasil reconheceu 65 mil pessoas como refugiadas e recebeu mais de 4,8 mil afegãos e aproximadamente mil ucranianos, de acordo com o Acnur. “A atividade traz conhecimentos importantes para que possamos aprimorar o nosso trabalho”, afirmou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza.

Reconhecida por três selos MigraCidades, Guarulhos possui uma série de programas municipais para atender esse público. Dentre eles, abrigos e casas de passagem, um comitê totalmente voltado à criação de políticas públicas para as consequências do deslocamento forçado, uma UBS referenciada, capacitação de professores para atendimento aos alunos migrantes e a elaboração de um informativo em quatro idiomas para auxiliar mulheres migrantes a identificar canais de assistência social e os tipos de violência coibidos pela Lei Maria da Penha.

A proteção aos migrantes é uma missão contra a violência e a favor da paz visada pelo município. “Refugiado é um termo usado no caso de deslocamentos forçados por temor de perseguição envolvendo violação de direitos humanos ou conflitos armados, questões de raça, religião, opinião política, grupo social, entre outros”, explicou Gisele Netto, representante do Acnur.

Participação

O evento teve o apoio da Subsecretaria da Igualdade Racial e contou com as participações da presidente do Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo, Hortense Mbuyi Mwanza, que é refugiada da República Democrática do Congo, e da migrante boliviana que coordena a equipe de base do coletivo Warmis – Convergência das Culturas, Jobana Moya.

Também integraram a oficina a coordenadora de projetos da Casa de Acolhida Terra Nova II Guarulhos, Graziela Rocha, a coordenadora do Centro de Referência no Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Casa das Rosas, Margaridas e Betes, Fernanda Coimbra, além de gestores da administração municipal e de representantes do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres e da Rede Guarulhense de Não Violência à Mulher.

Fotos: Márcio Lino/PMG