Palestras e cursos atraem 2,3 mil pessoas à 1ª Semana do Trabalhador

Quinta, 05 de Maio de 2022 - 14:47

Com extensa programação de palestras sobre o mercado de trabalho e inscrições para 1,2 mil vagas em cursos de qualificação profissional para jovens e adultos, a 1ª Semana do Trabalhador levou grande público para o Adamastor nos dias 3 e 4 de maio. A organização do evento, que ficou por conta da Secretaria do Trabalho de Guarulhos, contabilizou 1,5 mil inscrições nos cursos do Programa Jovem Trabalhador, do Programa de Qualificação Profissional CTMO e outros gratuitos disponibilizados pelos parceiros do evento, além de mais de 800 pessoas nas palestras profissionalizantes do evento.

“Parabéns para vocês que estão aqui buscando aprendizado, uma qualificação. É preciso se capacitar, buscar ter um bom currículo para conquistar as melhores oportunidades”, disse o prefeito Guti, que visitou o local na quarta-feira (4) e conversou com alguns estudantes que aguardavam para assistir à palestra Empregabilidade, Juventude e Trabalho: Desafios Pós-Pandemia no Mercado de Trabalho. “Temos diversas empresas chegando à cidade até o final do próximo ano e precisamos de pessoas qualificadas para ocupar as mais de 2,5 mil vagas de emprego que irão gerar, então fiquem de olho e se dediquem nas aulas”, alertou.

O evento também contou com inscrições em entrevistas de emprego, Feira de Artesanato da Economia Solidária e mais. A iniciativa contou com a colaboração do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.

Palestras

As palestras aconteceram durante os dois dias e contaram com a presença de estudantes dos cursos gratuitos da Prefeitura de Guarulhos, além de pessoas em busca de orientação. Entre os temas abordados estavam como construir uma carreira de sucesso, desafios pós-pandemia no mercado de trabalho, empreendedorismo feminino, empreendedorismo como opção de carreira e segurança no trânsito.

Empresas parceiras

As empresas que ofereceram vagas de emprego no evento e estavam presentes para realizar o processo de seleção foram Consultoria 4 N, Lorene, Belott’s, Brilho Próprio, Elenco Estágios, Solistica, Empregos do Futuro, Leroy Merlin, Telha Norte, Inter Estágios, CIEE, Grupo Red, Tenda Soluções, JRL Empregos e Conecta Comercial.

Participaram por meio de parcerias Sebrae, Senai, Senac, Sest/Senat, Anhanguera, Brilho Próprio, Cedaspy, Universidade Cruzeiro do Sul, Faculdade Eniac, Escola do Mecânico, Fisk, Inter Estágio, Iopem e UNG. Os patrocinadores foram a Padaria Chego Lá, o mercado Sam´s Club e o colégio Liceu.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG