Perigos de misturar álcool e direção é tema de debate com jovens estudantes

Quarta, 25 de Outubro de 2023 - 15:40

Quarenta alunos do ensino médio da Escola Estadual Roberto Alves, localizada na Vila Barros, participaram na terça-feira (24), no auditório do Hospital Geral de Guarulhos (HGG), da 2º edição do programa Party, evento promovido pela Prefeitura de Guarulhos com objetivo debater a prevenção do uso de álcool pela juventude, sobretudo relacionado ao risco de acidentes no trânsito.

O educador da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos, Roberto Pereira Pardinho, e os agentes de trânsito Erick Basselli e Eduardo Navarrete palestraram aos estudantes sobre o uso abusivo do álcool e as suas consequências no trânsito, no trabalho, na vida pessoal e social.

Os jovens puderam conferir também como é o funcionamento do etilômetro – aparelho que afere a quantidade de álcool no sangue - por meio de uma demonstração realizada pela Polícia Rodoviária Federal.

Após o momento formativo, os estudantes visitaram vítimas de acidentes de trânsito internadas no HGG. “O objetivo desta visita é incutir na cabeça dos jovens a necessidade de fazer escolhas conscientes”, disse Pardinho.

Em Guarulhos, o Party é desenvolvido em parceria com estudantes de Medicina integrantes da Liga de Trauma da Uninove, além de instituições como a STMU, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Militar, Polícia Militar, Polícia Cívil, Bombeiros e Guarda Civil Municipal.

Originário do Canadá, o Party é considerado no mundo todo um modelo a ser seguido. Novas edições do programa ocorrerão periodicamente no HGG, também com a participação de alunos do ensino médio das escolas de Guarulhos.