Pesquisa do Procon mostra variação de até 74,76% em produtos para o Dia das Mães

Sexta, 06 de Maio de 2022 - 13:06

Este domingo (8) é uma data especial, em que se comemora o Dia das Mães. Flores e cestas de café da manhã estão entre os itens mais procurados para presenteá-las. Para ajudar a população na hora da compra, o Procon Guarulhos realizou uma pesquisa comparativa do preços desses produtos, que apresentaram uma variação de até 74,76%. Este é o caso do arranjo de girassóis, encontrado por R$ 74,90 e R$ 130,90. O levantamento foi realizado na última quarta-feira (4) e envolveu nove floriculturas do município.

O tradicional buquê de rosas vermelhas (seis flores) oscilou de R$ 65,00 a R$ 99,90, correspondendo a uma diferença de 53,69%. Já o vaso de lírios apresentou valores entre R$ 79,90 e R$ 122,90, o que equivale a uma variação de 53,82%. O preço do vaso de orquídeas brancas chegou a apresentar uma variação de 58,06%, sendo vendido de R$ 117,50 a R$ 185,72. Por sua vez, a variação do preço do vaso pequeno da begônia foi de 48,72%, ou seja, de R$ 86,00 a R$ 127,90.

No caso das cestas de café da manhã compostas por 23 itens básicos, como pães, torradas, bolachas, geleia e requeijão, a pesquisa revelou variação de até 15,38% no preço do mesmo produto, o que corresponde a valores entre R$ 169,00 e R$ 194,99.

A orientação do órgão é para o consumidor ficar atento aos preços, ao estado de conservação das flores, à embalagem (arranjo) e à taxa de entrega, pois essas características podem alterar o preço final do produto.

“Dia das Mães é uma data muito especial para presentear a pessoa que amamos. O consumidor, ao comprar o presente no comércio local, contribui para a valorização dos comerciantes, gerando empregos e crescimento à nossa cidade. Guarulhos possui um comércio amplo e com muitas variedades”, afirma a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.

Troca de presentes

A troca de presentes como roupas, calçados ou acessórios é obrigatória somente em caso de defeito na peça. Portanto, ao adquirir um desses produtos, o consumidor deve conversar com o vendedor ou gerente do estabelecimento informando que se trata de um presente e solicitar o vale-troca para garantir a substituição do item e evitar situações desagradáveis.

Compras pela internet

Em compras pela internet o consumidor deve dar prioridade a sites confiáveis e, para isso, verificar se a loja eletrônica possui endereço físico e canais de atendimento (telefone, email, ouvidoria, entre outros). É importante não acessar links desconhecidos e ficar atento à cobrança do frete e ao prazo de entrega. Salvar a página da compra ou imprimi-la é aconselhável para a comprovação em caso de haver algum problema com o produto.

O prazo de devolução do item adquirido é de sete dias nas compras realizadas em sites ou fora de estabelecimentos comerciais, conforme o artigo 49 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (lei nº 8.078/1990).

Golpes

O comprador deve desconfiar de anúncios de produtos em redes sociais com preços muito abaixo daqueles praticados no mercado. Não existe fórmula mágica, já que todos os produtos, em geral, tiveram aumento substancial em virtude da alta do preço dos combustíveis.

O consumidor deve ainda ter atenção redobrada com ofertas de mercadorias enviadas por e-mail, WhatsApp e SMS, cujas compras devem ser evitadas. Vale lembrar que em datas comemorativas os golpistas utilizam o apelo emocional para fechar negócios.

Nas compras concluídas por boleto bancário a orientação é que se verifique atentamente se o pagamento está direcionado para a empresa correta e nunca pagar se estiver em nome de pessoa física.

O atendimento do Procon Guarulhos é feito pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br e pelo Disque-Denúncia 151.

Atendimentos presenciais

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.

Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.

Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC).

Arte: Secom/PMG