Prefeitura agenda mais de 10,9 mil consultas e exames pelo Zera Fila no final de semana

Segunda, 19 de Dezembro de 2022 - 17:23

A Prefeitura de Guarulhos realizou 10.905 agendamentos de consultas e exames pelo programa Zera Fila, no último sábado e domingo, dias 17 e 18, com a abertura de 67 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os serviços funcionaram das 8h às 16h nos dois dias, exceto nas UBS Jardim Carmela e Jardim Paulista, que estão em reforma.
O mutirão contou com o trabalho de atendentes SUS e de outros profissionais administrativos, que efetuaram 32.188 ligações, das quais 15.232 foram atendidas, para o agendamento de procedimentos. Agentes comunitários de saúde realizaram 3.930 visitas domiciliares para a entrega de autorizações de consultas e de cirurgias já agendadas, além de atualizarem 3.755 cadastros.
Os procedimentos agendados serão realizados em áreas próprias e anexas do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e do Hospital Municipal Pimentas - Bonsucesso (HMPB), durante todo o mês de dezembro, utilizando espaços abertos em suas agendas, inclusive às madrugadas e aos finais de semana.
Zera Fila
A iniciativa Zera Fila consiste numa força-tarefa para reduzir a demanda reprimida na cidade por consultas, exames e cirurgias eletivas com a repactuação do plano de trabalho dos hospitais HMU e HMPB, ambos geridos pela Organização Social Santa Casa de São Bernardo do Campo (SCSB), com recursos obtidos junto ao governo do estado de São Paulo. A retomada dos procedimentos está sendo intensificada desde o último dia 6, reduzindo as filas de espera na cidade.
Mais informações podem ser obtidas no site www.zerafilaguarulhos.com, por meio de ligação gratuita para o número 0800-090-0500, ou em qualquer UBS, cujos endereços estão disponíveis em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.
Saúde Agora
No sábado (17), três das 67 UBS abertas para a força-tarefa do Zera Fila também prestaram outros atendimentos para a população pelo programa Saúde Agora. As unidades Bambi, Belvedere e Marinópolis realizaram 159 consultas médicas, 60 consultas de enfermagem, 58 coletas de Papanicolau, 98 atendimentos nas farmácias e administraram 21 doses contra a covid-19, entre outros serviços.

Foto: Ivanildo Porto / PMG