Prefeitura apresenta projeto do novo Hospital Infantojuvenil em audiência pública

Quinta, 15 de Dezembro de 2022 - 16:35

A Prefeitura de Guarulhos promoveu uma audiência pública virtual nesta quinta-feira (15) para apresentar à sociedade civil e potenciais investidores o projeto do novo Hospital Infantojuvenil, que será construído no Parque Santo Agostinho a fim de aumentar em 53% a capacidade de atendimento ao público com até 19 anos. O vídeo da reunião pode ser assistido por meio do link https://bit.ly/VideoAudiencia1.

 

A unidade contará com clínicas médica, psiquiátrica, bucomaxilofacial, pediátrica, ortopédica e de otorrinolaringologia, além de pronto-socorro, enfermaria, unidade de terapia intensiva (UTI), psiquiatria, centro cirúrgico e hospital-dia. O projeto deverá viabilizar 4,7 mil consultas com especialistas mensalmente, enquanto que o atual Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), no Centro, realiza três mil.

 

Os serviços de construção, equipagem, operação e manutenção da unidade serão executados por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Embora operado por empresas, o atendimento ao público será totalmente gratuito e referenciado à população de municípios do Alto Tietê. “Esse novo hospital será um alento para a criança e para o jovem que procurar uma saúde pública de qualidade”, enfatizou o prefeito Guti.

 

De acordo com ele, um dos desafios enfrentados atualmente pelo HMCA são as limitações físicas. Por isso, a nova unidade foi projetada para uma área maior, um terreno de 6.670 m² localizado no já citado Parque Santo Agostinho, próximo ao Terminal Taboão e à Linha 13-Jade da CPTM, somando vantagens também devido ao fácil acesso.

 

O espaço também contará com o novo Centro Especializado em Reabilitação, unidade que presta cuidados qualificados em processos de reabilitação física e intelectual por meio de acolhimento, avaliação e classificação de risco.

 

Concessão administrativa

 

Potenciais investidores interessados na concessão administrativa poderão participar também de uma rodada de reuniões individuais com empresas, no formato roadshow, mediante inscrição prévia pela página https://bit.ly/3h6mKA5. Os primeiros encontros virtuais ocorrem nesta sexta-feira (16), em português, e na próxima terça-feira (20) em inglês.

 

A estruturação do projeto e o estudo de viabilidade foram realizados em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio do consórcio liderado pela consultoria em soluções para infraestrutura Houer.

 

Imagens: Divulgação/PMG