Prefeitura apresenta soluções em geoprocessamento no workshop de São Vicente

Quinta, 26 de Abril de 2018 - 16:30

A Prefeitura de Guarulhos participou do V Workshop de Geoprocessamento da Região Metropolitana da Baixada Santista nesta quarta-feira (25), em São Vicente. O chefe da divisão técnica de Geoprocessamento do Departamento de Informática e Telecomunicações de Guarulhos, engenheiro Marcos Pereira, abordou em palestra o tema “De software proprietário para software livre de geoprocessamento” e falou da experiência bem-sucedida na administração municipal nessa área.

Na oportunidade foi apresentado o trabalho técnico desenvolvido na Prefeitura de Guarulhos com o uso de software livre de Geoprocessamento, que proporcionou uma economia inicial em torno de 9,5 milhões de reais em licenças de softwares proprietários que não precisaram ser adquiridas para essa solução, tendo em vista que todos os sofwares livres utilizados são 100% gratuitos. Para Marcos pereira, a participação foi importante, pois conseguiu mostrar a experiência de Guarulhos e trocar informações que vêm agregar no desenvolvimento de novas ferramentas para a área.

O workshop é um projeto realizado pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, direcionado para técnicos e gestores públicos municipais que atuam com tecnologia, planejamento, meio ambiente, segurança pública e outros setores que interajam com geoprocessamento nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, que são Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.