Prefeitura discute políticas públicas para os povos indígenas

Sexta, 17 de Fevereiro de 2017 - 17:45

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Sítio dos Morros foi palco na manhã de quinta-feira, dia 16, da reunião do Grupo de Trabalho de Políticas para os Povos Indígenas com o coordenador da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, que esteve representando o prefeito Guti. O objetivo foi contextualizar as ações afirmativas para este relevante segmento da população guarulhense.

Na abertura do encontro, Guimarães afirmou que a adoção de políticas públicas para os povos indígenas é um compromisso desta gestão e que a prefeitura está empenhada em garantir esses direitos aos que residem na cidade. Servidores das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social e da Coordenadoria da Igualdade Racial também acompanharam as discussões.

Com a participação dos índios Pankararé, Pankararú, Tupi e Xucuru, vários assuntos foram abordados. Questões como o avanço na atenção integral da saúde dos povos indígenas, projetos de lei que garantam a preservação cultural, a sua subsistência econômica, entre outras demandas que foram identificadas durante a realização do 9º Encontro dos Povos Indígenas em agosto do ano passado.

O Grupo de Trabalho de Políticas para Povos Indígenas agora tem como desafio consolidar e avançar na construção de políticas públicas para seus representantes de Guarulhos.