Prefeitura empossa novas conselheiras de políticas para as mulheres

Quinta, 14 de Dezembro de 2023 - 17:30

Um público de 60 pessoas acompanhou nesta quinta-feira (14) a cerimônia de posse de 40 membros (20 titulares e 20 suplentes) do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM) para o biênio 2024/2025, no auditório da Secretaria de Educação. Durante o evento também foi lançado o Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Guarulhos, documento que norteará a política de gênero no município nos próximos dez anos, e entregue uma cópia do texto ao Poder Executivo.

"O conselho é formado por representantes da sociedade civil e do poder público e tem um importante papel para o avanço das ações em prol da causa da mulher. A troca de poder é uma maneira de oxigenar o trabalho e isso faz bem para a democracia. Parabéns às conselheiras eleitas”, disse o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, que também agradeceu o empenho das que estão encerrando o mandato.

O trabalho desenvolvido pelo CMPM foi destacado pela subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza. “Hoje um novo ciclo se inicia no conselho, revigorando sua força de trabalho, os propósitos e as diretrizes das políticas públicas para as mulheres. O colegiado é estratégico e fundamental para o alinhamento das ações que a gestão Guti estabeleceu em seu plano de governo como meta a ser entregue às mulheres da cidade. A gestão que está finalizando o mandato conduziu com maestria e comprometimento os desafios, promovendo inúmeras ações para o fortalecimento e o empoderamento feminino”, disse a gestora.

Já a presidente do conselho, Irene Araujo, fez um balanço de seu mandato, que contou com várias atividades, como reuniões online durante da pandemia, palestras e a realização do 1º Fórum Municipal de Políticas para Mulheres, o qual reuniu 200 representantes femininas para discutir o Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Guarulhos.

Irene ressaltou também a dedicação das conselheiras. “O CMPM é engajado, atuante e constituído por mulheres sábias, fortes e conscientes. Ele realizou nos últimos anos ações que contribuíram para a qualidade de vida das mulheres de nossa cidade e deixou ferramentas que auxiliarão no planejamento de ações, as quais vão contribuir na vida das mulheres em suas especificidades”, afirmou a presidente do órgão.

Membros da OAB Guarulhos, do Legislativo municipal, de entidades sociedade civil, de empresas e servidores municipais também participaram da solenidade.

Fotos: Marcio Lino e Divulgação/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24404