Prefeitura forma primeira turma do Projeto Curso Padaria

Quinta, 03 de Outubro de 2019 - 17:01

Os 25 alunos da primeira turma do Projeto Curso Padaria receberam nesta quarta-feira(2) os certificados de conclusão em cerimônia no Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro (Taboão)e já estão sendo encaminhados às entrevistas de emprego. A iniciativa é da Prefeitura de Guarulhos, viabilizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e com o Fundo Social de Solidariedade, e tem o objetivo de capacitar a população para a inserção no mercado de trabalho como auxiliar em padarias e confeitarias de supermercados, restaurantes e panificadoras.

A importância da ação foi abordada pelo secretário da Pasta, Alex Viterale, que participou da cerimônia. “Os cursos possibilitam a autonomia e a inserção e reinserção no mercado de trabalho. Agradeço a oportunidade da parceria.Teremos outros cursos e formaremos mais pessoas. Iniciamos com 25 alunos e terminamos com os mesmos 25, o que é fruto da competência da educadora e também do comprometimento dos próprios alunos”, afirmou Viterale.

A cerimônia contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elen Farias, da diretora de responsabilidade social da Apas, Cristiane Raya Sanches,da diretora de Segurança Alimentar e Inclusão da SDAS, Edjane Ângelo Lourenço da Silva, e do diretor de Assistência Social, Fábio Cavalcante, entre outros.

O curso

As inscrições para a próxima turma, que inicia o curso no dia 15 de outubro, estão abertas e podem ser feitas no Restaurante Escola Praça Gourmet (praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro – antiga Câmara Municipal). Para isso é necessário ter 18 anos, ensino fundamental e apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, NIS (Número de Identificação Social) e comprovante de endereço.

Quem não possuir o NIS pode tirá-lo em uma das 12 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ou na Central do CadÚnico/Bolsa Família (rua Santana do Jacaré, 84, Jardim Bom Clima).

O curso possui 32 horas/aula e é ministrado em oito aulas (sete práticas e uma teórica)por uma capacitadora da Apas no Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro, no Taboão.Ele capacita os alunos a auxiliarem na elaboração de produtos de padaria e confeitaria, na fabricação de bolos, pães, tortas, massas folhadas, biscoitos e salgados.

Entre os assuntos abordados nas aulas estão: higiene e manipulação de alimentos; comportamento no trabalho e apresentação pessoal; organização da seção e ambiente de trabalho; atendimento ao cliente no balcão; pesagem, embalagem e rotulagem de produtos; controle de validade; redução de perdas e desperdício na produção, entre outros.

Inscrições e informações sobre Projeto Curso Padaria

Restaurante Escola Praça Gourmet – praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro (antigo prédio da Câmara Municipal)

Telefone: 2468-2090

Imagens: Divulgação/PMG