Prefeitura lança Caderno Econômico de Guarulhos

Terça, 14 de Março de 2017 - 15:30

Contribuir para a disseminação de informações relevantes na tomada de decisão por parte dos empresários da cidade. Essa é a proposta do Caderno Econômico de Guarulhos, que foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, de Tecnologia e Inovação (SDCETI) nesta terça-feira (14), no auditório da Faculdade Eniac, na região central da cidade.

Na oportunidade, o prefeito Guti destacou o apoio que vem recebendo e elogiou o trabalho da equipe envolvida no lançamento da publicação. “Em poucos dias já temos um caderno econômico, que era um pedido dos empresários. Guarulhos é uma cidade plural, temos muitas empresas e setores. Dispomos de uma posição geográfica estratégica e uma malha viária perfeita para qualquer tipo de indústria e temos que aumentar o número de empresas na cidade”, enfatizou. Ele aproveitou a ocasião para anunciar a instalação de uma oficina da American Airlines em Guarulhos, que trará muitos empregos para o município.

O evento contou com participação do professor da FGV e ganhador do Prêmio Economista do Ano em 2016, Gesner Oliveira, que proferiu uma palestra sobre “Perspectivas Econômicas para 2017”, em que falou sobre a crise econômica que assolou o país entre 2015 e 2016, os esforços para encontrar caminhos na retomada do crescimento e os impactos sobre as políticas públicas.

Depois do lançamento do Caderno Econômico, foi montado um painel de discussões com o secretário-adjunto SDCETI, Martinho Risso, e representantes da Ciesp, ACE, Asec, de uma indústria local.

O Caderno Econômico de Guarulhos tem periodicidade trimestral e traz dados sobre mercado de trabalho, comércio exterior, finanças públicas e uma compilação dos principais indicadores econômicos do país. O lançamento do caderno faz parte das ações previstas pelo Compete Guarulhos, um programa desenvolvido pela SDCETI, que tem como objetivo principal contribuir para o fortalecimento da competitividade das empresas guarulhenses, principalmente preparando-as para o comércio internacional.

Para o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, tudo que está sendo realizado é resultado de muito labor. “Estamos trabalhando muito. Prova disso, é o programa Compete Guarulhos, que só neste primeiro semestre irá promover o 5º SP Export em parceria com o Investe SP; China Day Guarulhos, um evento voltado para preparar empresas locais para o comércio com a China. O programa inclui ainda uma viagem de negócios para Washington DC, nos EUA, com intuito de estabelecer parcerias com vistas ao comércio exterior”, ressaltou.