Prefeitura lança material formativo em Educomunicação para educadores da rede

Segunda, 05 de Fevereiro de 2024 - 14:07

A Secretaria de Educação (SE) lançou material formativo com temática em Educomunicação, durante encontro de formação inicial com coordenadores pedagógicos, na sexta-feira (2), no Salão de Artes do CME Adamastor. Destinado a educadores e profissionais da rede municipal, o material elaborado pela Divisão Técnica de Comunicação Educacional objetiva auxiliar no aperfeiçoamento profissional e busca aproximar os educadores de diferentes ferramentas tecnológicas de informação e comunicação.

 

O material formativo conta com uma série de vídeos acessíveis, que orientam sobre a utilização de recursos em práticas de registro, comunicação e expressão, além de se caracterizar como valiosa ferramenta pedagógica junto aos estudantes. Para conhecer o conteúdo, acesse a playlist disponível no canal do Portal SE, no Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PL9Afd2a5oM1NiK1ujjhjmrqC0RdSlBtHF.

 

De acordo com o coordenador de programas educacionais, Rodolfo Santana, um dos idealizadores do projeto, o envolvimento dos coordenadores pedagógicos junto aos professores possibilita a criação de espaços de aprendizagem únicos, que permitem integrar o uso de recursos midiáticos e audiovisuais ao currículo da rede municipal.

 

“Esperamos que os coordenadores pedagógicos atuem como agentes multiplicadores dessa iniciativa nos momentos de hora-atividade. É fundamental que criem espaços para investigação e estudo coletivo sobre as diversas ferramentas apresentadas, para que possamos criar ecossistemas comunicativos eficientes e capazes de impactar positivamente o processo de comunicação e educação no município”, diz Santana.

 

A equipe de comunicação da SE está disponível para auxiliar profissionais interessados nessa temática, de modo a colaborar com o compartilhamento e informações sobre o tema.

 

“Esse é o primeiro material formativo idealizado pela equipe de comunicação e seu diferencial é a desconstrução da imagem de que comunicação é algo inacessível. Muitas vezes, acreditamos que é necessário possuir muita infraestrutura e equipamentos caros para realizar ações comunicativas e o material nos mostra o que é possível fazer com os recursos disponíveis”, explica Eduardo Calabria, responsável pela divisão.

 

Os vídeos formativos serão publicados às quintas-feiras, no canal no Youtube da Secretaria de Educação, com periodicidade quinzenal. Neste primeiro semestre, os temas de estudo envolvem fotografia e podcast.

 

Imagem: Divulgação/PMG