Prefeitura promove ações educativas especiais para comemorar o Dia Mundial do Pedestre

Segunda, 08 de Agosto de 2022 - 16:16

“A vida é uma só e não pode dar mole não” é parte da letra do jingle preparado especialmente pela Prefeitura de Guarulhos para marcar o Dia Mundial do Pedestre, celebrado nesta segunda-feira (8). A música, que também alerta para os riscos de usar o celular e fones de ouvido enquanto se atravessa vias, para a importância de obedecer a sinalização, de usar as passarelas quando precisar cruzar rodovias, entre outras recomendações, será tocada no sistema de som de quinze Unidades Básicas de Saúde da cidade, que também receberão cartazes com mensagens educativas ao longo da semana.

Ainda em referência à data, as páginas da Prefeitura no Facebook (@PrefeituraGuarulhosOficial) e no Instagram (@prefeituraguarulhosoficial) também intensificam as mensagens sobre segurança para os pedestres no mesmo período.

A iniciativa da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), por meio do Grupo de Segurança Viária, com o apoio da Secretaria da Saúde, reforça a agenda de ações educativas direcionadas não só aos pedestres, mas também aos demais usuários do trânsito, como motociclistas, ciclistas, taxistas, condutores de ônibus e de veículos de passeio.

Vulneráveis

De acordo com o Observatório de Segurança Viária de Guarulhos, que tem como base dados fornecidos pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), pedestres são o segundo público mais vulnerável no trânsito, ficando atrás somente dos motociclistas. Em 2021, dos 150 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no município, 49 (33%) foram de pedestres. Neste ano, esse mesmo público já representa 27% dos óbitos, com dez vítimas fatais de um total de 37.

Imagens: Divulgação/PMG