Prefeitura promove aula inaugural de cursos de qualificação profissional

Terça, 03 de Março de 2020 - 17:21

O Adamastor Centro recebeu nesta terça-feira (3) as aulas inaugurais dos programas Jovem Trabalhador e Bolsa Trabalho. Os eventos reuniram cerca de 400 pessoas. Viabilizados pela Prefeitura de Guarulhos, os programas buscam qualificar jovens e adultos para que consigam uma boa colocação no mercado de trabalho através do aprendizado e evolução na atuação em diversos segmentos.

As aulas inaugurais servem para dar boas-vindas aos novos estudantes, além de explicar como funciona o pagamento de benefício (nos cursos que oferecem essa opção), horários das aulas, número de faltas permitidas, apresentar o corpo docente e a atuação da Secretaria do Trabalho.

Programa Jovem Trabalhador

Pela manhã, cerca de 300 jovens de 16 a 21 anos participaram da aula inaugural do programa, que tem duração de seis meses e inicia suas aulas no próximo dia 9.

Entre os cursos oferecidos estão marketing e vendas, auxiliar de logística, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de serviços de hotelaria, auxiliar de administração, auxiliar de gestor de resíduos sólidos, auxiliar de arquivista digital, edição de vídeo digital, programação básica de dispositivo mobile e desenvolvimento de sistemas. Todos os alunos também terão aula de inglês básico.

A secretária do Trabalho, Telma Cardia, esclarece que nesta edição a grade de cursos oferecidos foi alterada. “Graças aos estudos realizados pela secretaria nós descobrimos novas profissões, como arquivista digital e auxiliar de gestão de resíduos sólidos, que estão ganhando espaço no mercado agora. Por isso, alteramos e acrescentamos essas e outras profissões, para que nossos alunos estudem algo que possibilite a eles seguir essa profissão, que haja vagas no mercado para exercer o que eles aprenderam aqui”, afirmou.

Os alunos do programa receberão um benefício de R$ 120 por mês, vale-refeição de R$ 66 e vale-transporte de R$ 9,88 por dia.

Bolsa Trabalho

À tarde, o teatro do Adamastor recebeu os 110 novos alunos do programa Bolsa Trabalho, que atende pessoas de 21 a 65 anos que estejam desempregadas há mais de um ano. A partir da próxima semana os alunos iniciarão as aulas nos cursos de jardinagem e pequenos reparos.

Durante os cursos, que têm duração de seis meses, os alunos frequentam aulas de formação profissional durante um dia da semana e nos outros quatro participam, por meio período, de atividades de formação prática em algumas secretarias municipais.

Como benefício os participantes recebem bolsa-auxílio de meio salário mínimo por mês (R$ 522,50), vale-alimentação (R$ 140), vale-transporte (R$ 9,88 ao dia) e seguro de vida.

Fotos: Sidnei Barros/PMG