Prefeitura promove capacitação em desenvolvimento sustentável a servidores

Quinta, 28 de Abril de 2022 - 17:07

Uma turma composta por 21 servidores municipais e cinco membros do Conselho do Orçamento Participativo participou na tarde desta quarta-feira (27) da aula inaugural do curso Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Ferramentas Tecnológicas para Planejar Políticas Públicas, promovido no Adamastor pela Escola de Administração Pública de Guarulhos (Esap).

A iniciativa da Prefeitura visa a difundir os objetivos de desenvolvimento sustentável e ensinar aos funcionários públicos municipais práticas colaborativas e tecnologias que fomentem o desenvolvimento de políticas públicas. Os ODS representam um pacto feito por 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 que objetivam a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano de 2030.

O evento contou com a palestra online “Como traduzir os ODS para o dia a dia dos municípios? O poder da influência e da comunicação”, abordada pelo coordenador-geral de capacitação de altos executivos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), João Vitor Faria Domingues. A mediação foi feita pelo diretor de Modernização Administrativa da Secretaria de Gestão, Giuliano Rainatto.

Rainatto destacou a importância do conhecimento sobre as ODS na administração pública. “A difusão dos objetivos de desenvolvimento sustentável é fundamental para nortear o planejamento e o monitoramento de políticas públicas e também para estar em sintonia com as exigências dos tribunais”, afirmou o gestor.

“Toda vez que deparamos com os objetivos de desenvolvimento sustentável não se pode entendê-los como diversas metas a serem decoradas, mas como um guia para os agentes públicos e de transformação que requer o envolvimento e a participação de todos da sociedade no processo de mudança de mentalidade”, explicou o coordenador Domingues.

A engenheira civil Mônica Alves dos Reis Mingossi, servidora da administração municipal há 30 anos e atualmente lotada na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, considera o curso de extrema relevância para o setor em que atua. “É bastante importante para a área em que trabalho, a de gestão urbana, porque estamos desenvolvendo estudos de impactos de vizinhança e os ODS são princípios que procuramos aplicar nas análises e incluir nas mitigações dos empreendimentos”, explicou Mônica.

O curso, que pertence ao Programa de Capacitação dos Servidores, é ministrado pela Esap, ligada ao Departamento de Modernização da Secretaria de Gestão.

Imagens: Sidnei Barros/PMG