Prefeitura realiza mais de 2,2 mil consultas e 1,3 mil testes de covid-19 com abertura de UBS no sábado

Terça, 29 de Novembro de 2022 - 17:38

No último sábado (26) a Prefeitura de Guarulhos abriu 67 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento preferencial de homens, sendo que quatro delas ofereceram testagem rápida para diagnóstico de covid-19 e oito também atenderam a população geral pelo programa Saúde Agora. Ao todo as unidades realizaram 888 consultas médicas e 1.319 de enfermagem, 1.311 testes rápidos para a detecção da covid-19 e administraram 1.778 doses de vacina contra o coronavírus.

No que se refere ao atendimento preferencial ao público masculino, foram realizadas 550 consultas médicas e 1.054 de enfermagem, 456 testes rápidos para a detecção da covid-19 e aplicadas 1.515 doses de vacina contra a doença.

Os usuários ainda aproveitaram para aferir a pressão arterial (o que foi feito em 1.132 homens), avaliar a glicemia (944) e calcular o índice de massa corporal (478), além de colocar em dia as vacinas de rotina (796 aplicações). As unidades também realizaram testes rápidos para a detecção do HIV (em 881 homens), sífilis (608), hepatite B (638) e hepatite C (634).

A abertura das unidades com atendimento preferencialmente de homens no último sábado faz parte da programação do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. Durante todo o mês as atividades realizadas nas UBS foram voltadas a esse tema.

Balanço do programa Saúde Agora

Das 67 UBS de Guarulhos abertas para atender preferencialmente os homens, oito funcionaram pelo programa Saúde Agora para atender a população em geral. Nessas unidades foram realizadas 338 consultas médicas e 265 de enfermagem, 217 coletas de Papanicolau e 228 atendimentos na farmácia. Ainda foram administradas 263 vacinas contra a covid-19, 86 vacinas de rotina e 11 contra a influenza (gripe).

As equipes de saúde também realizaram busca ativa de faltosos de uma das doses da vacina contra a covid-19 e de sintomáticos respiratórios, totalizando 131 pessoas. Já os testes rápidos realizados na população em geral, exceto nos homens, totalizaram 78 para a detecção do HIV, 82 para sífilis, 43 para hepatite B e 47 para hepatite C.

Testagem rápida para a detecção da covid-19

A testagem rápida para a detecção da covid-19 em pessoas com sintomas gripais, disponível nas UBS abertas durante a semana e aos sábados pelo programa Saúde Agora, neste dia 26 foi concentrada em quatro UBS, que realizaram 855 testes, sendo que 174 resultaram positivo.

Foto: Divulgação/PMG