Procon Guarulhos de olho na Black Friday

Terça, 05 de Novembro de 2019 - 15:49

O mês de novembro chegou e com ele a tão esperada Black Friday, com megaliquidações de produtos e serviços. Trata-se de um dia em que os lojistas oferecem descontos consideráveis, causando o maior alvoroço entre os consumidores em busca de ofertas. Para aproveitar as compras, o Procon Guarulhos dá dicas para que as pessoas não sejam enganadas por falsas promoções.

A primeira coisa é pesquisar quanto antes a evolução de preços dos produtos que pretende comprar. Muitos fornecedores aproveitam para aumentar o preço às vésperas da Black Friday e no dia do evento reduzem o preço, passando ao consumidor a falsa ideia de que está economizando, quando na verdade está pagando o preço normal do produto. A prática, que é considerada crime, deve ser denunciada. O Procon orienta os consumidores a tirar um print (captura de imagem) ou fotografar a oferta do produto semanas antes e no dia da Black Friday comparar os preços.

O consumidor deve saber que pode desistir da compra no prazo de sete dias do recebimento do produto ou serviço, sempre que ocorrer fora do estabelecimento comercial. Todo cuidado é pouco: não clique em links e ofertas recebidas por e-mail ou rede social; consulte sempre a página oficial da loja. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o estabelecimento comercial não é obrigado a trocar o produto vendido que não possua vício (defeito), entretanto, se for oferecida essa possibilidade, ela deverá ser cumprida.

O prazo de entrega também pode ser um problema.O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega e caso ocorra atraso poderá exigir o cumprimento forçado da obrigação ou cancelamento da compra. É necessário verificar também a responsabilidade do pagamento do frete para evitar prejuízo.

Segundo a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Gomes, “o órgão tem intensificado as ações contra fraudes, com operações para prevenir e coibir as armadilhas dos falsos descontos, bem como tirado dúvidas através do disque 151.Na véspera da Black Friday, dia 28 de novembro, o Procon estará de plantão 24 horas, solucionando questões diretamente com as empresas denunciadas”, ressaltou.

Serviço

O atendimento online pode ser feito em procon.guarulhos.sp.gov.br, por meio do Disque-Denúncia151 ou ainda pelo WhatsApp do Procon: (11)99656-9677.

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG