Programa de Transformação Digital gera uma economia de R$ 100 milhões por ano à Prefeitura

Segunda, 15 de Janeiro de 2024 - 12:07

Os investimentos em infraestrutura tecnológica da Prefeitura de Guarulhos por meio do Programa de Transformação Digital possibilitam uma economia aos cofres públicos que deverá chegar a R$ 100 milhões por ano. A ação da Secretaria de Gestão implica o aprimoramento na prestação dos serviços ao cidadão, além de mais agilidade, fluidez e transparência nos processos administrativos, a mudança da cultura organizacional e mais sustentabilidade com a migração de documentos para o meio digital. A expectativa é de deixar de usar papel nesses procedimentos até o fim de 2024.

A modernização do data center, o centro de processamento de dados, foi concluída em 2023 com o aumento da capacidade de armazenamento para um petabyte (equivalente a mil terabytes) e ferramentas avançadas de segurança como antivírus, antispam e firewall.

A administração municipal adquiriu 908 computadores e reformou o Fácil Bom Clima, que ganhou mais de 40 novos scanners, ar-condicionado, novo mobiliário e mais acessibilidade com a colocação de piso tátil, além de nova comunicação com sinalização em Braille, permitindo a inclusão e mais qualidade e conforto no atendimento ao cidadão.

Outro avanço foi a integração de 36 próprios municipais, como escolas e UBS, com o cabeamento de 15.500 metros de fibra óptica própria, permitindo o acesso à internet com mais qualidade.

"O governo Guti, dentre vários legados, deixará uma administração muito mais eficiente, transparente e econômica. Isso reflete em uma melhor qualidade de atuação dos servidores e, consequentemente, num melhor serviço ao cidadão”, comentou o secretário de Gestão, Adam Kubo.

Processos eletrônicos

Anualmente são abertos 50 mil processos administrativos em média e, em fevereiro do ano passado, a administração municipal iniciou a implementação do Sistema Eletrônico de Informações, um software gratuito cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), por meio de um acordo de cooperação, para a abertura de processos administrativos digitais e que é usado por mais de 500 prefeituras e órgãos públicos do Brasil. Em dez meses, 65% dos processos da Prefeitura de Guarulhos foram abertos eletronicamente e, para isso, mil funcionários públicos passaram pela capacitação ministrada pelo Departamento de Modernização.

Em outubro passado foi iniciada a digitalização dos processos existentes em papel e da documentação do arquivo municipal com a implantação da gestão eletrônica de documentos. Esse trabalho, feito pela empresa contratada que venceu a licitação, será também integrado ao Sistema Eletrônico de Informações.

Os recursos para modernizar toda a infraestrutura tecnológica vieram do convênio com o Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros e com o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG