Programa Faculdade de Guarulhos encerra inscrições de bolsas de estudo na sexta-feira

Segunda, 15 de Janeiro de 2024 - 12:11

As inscrições para o programa Faculdade Municipal de Guarulhos, que disponibiliza 150 bolsas de estudos integrais em cursos superiores, terminam nesta sexta-feira (19). A iniciativa da Prefeitura é voltada à população em situação de vulnerabilidade social residente no município há no mínimo dois anos, com renda familiar de até dois salários mínimos, que tenha concluído o ensino médio e não possua formação universitária.

O programa disponibiliza 50 bolsas de estudos para psicologia, 50 para pedagogia e 50 para enfermagem pelas instituições Eniac e Universidade Santo Amaro (Unisa). O manual do candidato está disponível na página do programa (https://www.guarulhos.sp.gov.br/faculdade). Nele há o cronograma detalhado do processo seletivo, bem como a documentação que o candidato deverá apresentar na triagem socioeconômica.

Seleção

A seleção para as bolsas de estudo será feita em duas etapas. Primeiro os candidatos serão selecionados por meio da nota do vestibular das instituições de ensino superior credenciadas e, depois, no período de 31 de janeiro a 7 de fevereiro, será realizada a triagem socioeconômica presencial para a comprovação das informações. Essa segunda etapa definirá a lista final dos habilitados para a matrícula e o cadastro reserva, os quais serão divulgados no dia 27 de fevereiro no Diário Oficial do município e no site do programa.

A matrícula na instituição de ensino ocorrerá de 28 de fevereiro a 1º de março. Os candidatos são isentos da taxa de inscrição para o vestibular.

O programa Faculdade Municipal de Guarulhos visa a proporcionar formação e qualificação profissional de nível superior aos munícipes de baixa renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, os contemplados pela bolsa se comprometem, a título de contrapartida do benefício concedido, a prestar cem horas de serviço voluntário à administração municipal de acordo com sua área de formação após a conclusão do curso, conforme previsto na lei 7.953/2021.

Como se inscrever

A pessoa interessada precisa, antes de mais nada, fazer a leitura atenta do manual do candidato no site https://www.guarulhos.sp.gov.br/faculdade e verificar se preenche os requisitos do programa. Em seguida deve escolher uma das instituições de ensino superior e fazer a inscrição para o vestibular. A instituição entrará em contato para informar a data da prova.

A ação é coordenada pelo Departamento de Modernização Administrativa, por meio da Escola de Administração Pública de Guarulhos (Esap), que integra a Secretaria de Gestão. Mais informações podem ser obtidas pelo email faculdadeguarulhos@guarulhos.sp.gov.br e pelo telefone (11) 2408-1183.

Arte: Comunicação/PMG