Programa Zera Fila realiza mais de 182 mil procedimentos em Guarulhos

Terça, 31 de Janeiro de 2023 - 15:50

O programa Zera Fila da Prefeitura de Guarulhos realizou até esta segunda-feira (30) 182.378 procedimentos de saúde em todas as regiões da cidade, sendo 116.698 consultas e 65.680 exames.

Lançado no último dia 6 de dezembro, o esforço por meio do Zera Fila já significou uma redução de 53,64% nos cerca de 340 mil exames e consultas em fila de espera no município à época. Há ainda mais 23.440 procedimentos agendados até 28 de fevereiro, mas esse número cresce diariamente com as chamadas efetuadas pelo telefone do programa e também pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A aposentada Gisleine Maria da Silva dos Santos, da Vila União, esperava por uma consulta com um clínico geral há pouco mais de um ano e conseguiu ser atendida no início de janeiro. “O programa é muito bom e o atendimento do médico, melhor ainda. A gente entende que demora um pouco porque tem muitas pessoas (à espera), mas graças a Deus tudo deu certo”.

A dona de casa Olinda Maria de Almeida, por sua vez, esperou uma consulta também com um clínico geral há um ano e meio, situação resolvida em menos de um mês pelo programa da Prefeitura. “O médico aqui (Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso) foi muito atencioso, explicou tudo pra mim com a maior calma e educação”.

Mutirão

Somente no último final de semana, quando 40 UBS ficaram abertas para atender à demanda represada no sábado e no domingo, mais 17.071 procedimentos foram agendados. Oftalmologia, com 30.955 atendimentos, e ortopedia com 29.403 foram as especialidades que mais realizaram procedimentos até o momento, entre consultas e exames.

Por se tratar de uma força-tarefa com duração determinada visando a atender o maior número de pessoas em curto prazo, o HMU (Hospital Municipal de Urgências) e HMPB (Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso) prepararam estruturas provisórias anexas aos prédios principais, com a instalação de ar-condicionado e distribuição de lanches durante a espera para o atendimento.

Fotos: Márcio Lino/PMG