Prefeitura cria projetos para fortalecer e integrar alunos da rede municipal de ensino

Terça, 28 de Setembro de 2021 - 08:00

Para superar o nível de excelência do serviço prestado na educação do município, a Prefeitura de Guarulhos implantou os programas Educa Mais, Música nas Escolas e EducaCEU, projetos que contribuem na formação integral e no desenvolvimento dos educandos das escolas municipais.

O programa Educa Mais transformou a educação nas escolas da rede municipal com a ampliação de três horas na permanência escolar dos alunos do 5º ano. Nesse período estendido, ações de cidadania ganham força e os educadores podem aproveitar para aplicar atividades de integração e motivação para as crianças.

O programa já beneficiou mais de 4 mil alunos matriculados, que participam de atividades lúdicas voltadas para o ensino de língua portuguesa, matemática e produção textual. Ainda no período estendido, as unidades escolares do programa oferecem uma alimentação a mais, transporte e toda a infraestrutura necessária para garantir a qualidade do ensino e do atendimento aos estudantes nesse processo.

Já o Música nas Escolas, iniciativa das secretarias de Educação e Cultura, oferece aulas coletivas de música para alunos do 4º e do 5º ano, em todos os CEUs da cidade, sempre aos sábados. Cerca de 1.200 vagas foram disponibilizadas e distribuídas pelos 12 CEUs de Guarulhos. O programa conta com a atuação de 50 profissionais, jovens instrumentistas que compõem a Orquestra GRU Sinfônica.

A ideia é tornar a música parte do cotidiano das crianças e de sua formação enquanto indivíduos, para que possam desenvolver aspectos cognitivos e habilidades, seu relacionamento interpessoal e humano.

Por sua vez, o EducaCEU visa a garantir oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças, ampliar as vivências e as experiências culturais e esportivas, minimizar a vulnerabilidade social e promover atividades que estimulem a construção do conhecimento, o pensamento crítico, o protagonismo e a autonomia dos estudantes. Alunos da rede municipal, matriculados nas escolas que integram o complexo dos CEUs de Guarulhos, podem desenvolver seus saberes e aprendizagens intelectuais e motoras por meio do EducaCEU.

Iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Escola 360, o EducaCEU também é oferecido nos 12 CEUs da cidade. O programa amplia o tempo de permanência das crianças dentro de instituições educacionais acopladas aos CEUs e oferece aos estudantes atividades complementares no contraturno escolar nas mais diversas áreas, da prática esportiva com futebol e badminton à musicalização infantil, passando por aulas de yoga, línguas, recreação, desenho, artes plásticas e ginástica, entre outras.