Projeto da Prefeitura discute estudos e carreira profissional com 850 jovens em maio

Sexta, 02 de Junho de 2023 - 13:07

O projeto Construindo o Futuro visitou três escolas estaduais no mês de maio, atendendo cerca de 850 jovens para falar sobre estudos e carreira profissional. Ao passar pelos estabelecimentos de ensino Inocoop II, Mauricio Nazar e Professor Mário Nakata, o projeto, encabeçado pela Secretaria do Trabalho de Guarulhos, dialogou com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que estão prestes a se formar.

Por meio de palestras, testes vocacionais e contato com diversas instituições de ensino da cidade, os jovens puderam refletir sobre quais carreiras querem seguir e a respeito da importância dos estudos. Além disso, foram apresentados a opções de carreira. “Foi uma experiência única poder ver os olhos dos jovens brilharem diante de uma possibilidade que antes não conheciam, ou que não era valorizada. Além, é claro de trazer para nós uma oportunidade de ter mais mão de obra no mercado, que ultimamente está escassa”, contou Raquel Rodrigues, coordenadora de Gente e Gestão da empresa Tassi, responsável por conversar com os jovens.

Também foi oferecida aos adolescentes a possibilidade de se cadastrarem para vagas de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz e para estágios, além de terem auxílio para solicitar a carteira de trabalho digital, ações fundamentais na busca de uma oportunidade no mercado formal de trabalho. Eles também se inscreveram em cursos de qualificação gratuitos da Prefeitura de Guarulhos.

Empresas parceiras

Participaram das ações do Construindo o Futuro em maio as empresas Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Tassi, Brilho Próprio, Unibe Pré-Militar, Belottis, Eniac, Instituto de Orientação e Preparação as Escolas Militares (Iopem), Prepara Cursos, Instituto Total de Educação e Qualificação Profissional (Iteq) Leste, FIG-Unimesp, Colégio Progresso, Tec X, Data Brasil, Elenco, Fisk e Solenco.

Fotos: Divulgação/PMG