Projeto Pronutris garante Segurança Alimentar às famílias

Sexta, 24 de Novembro de 2017 - 19:15

Em situação de insegurança alimentar e atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Marcos Freire, um grupo de 42 famílias recebeu nesta sexta-feira, dia 24, kits de alimentos frescos (hortaliças, frutas e legumes) e itens da cesta básica entregues em uma sacola retornável de pano.  Trata-se do projeto piloto Pronutris – Projeto Nutritivo Saber do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional – desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), e que já foi implantado também no CRAS Itapegica, contemplando cerca de 100 famílias.

De acordo com o secretário de SDAS, Alex Viterale, a iniciativa está em franco desenvolvimento. “Estamos aprimorando o programa de segurança alimentar e nutricional em Guarulhos para garantir alimentação saudável. Esse projeto piloto já foi iniciado em dois CRAS e a estimativa é de estender em 2018 para todos os 12 CRAS, totalizando 600 famílias”, afirmou Alex, que destacou ser uma preocupação do governo municipal levar alimento de qualidade para famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social.

Já a secretária-adjunta da pasta, Claudia Papotto, ressaltou a necessidade de conscientização sobre o desperdício de alimentos. “Além deste projeto beneficiar famílias com nutrição, elas obtêm informações necessárias para que tenham consciência para não desperdiçar alimentos e também para promoção e prevenção à saúde. Lembrando que o Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos”, disse Claudia.

A diretora do Fundo Social, Patrícia Lins, explicou que é um projeto novo e que contou com parceiros para a confecção

da sacola retornável. “Coordenado pelo Departamento do Fundo Social de Solidariedade, este projeto é novo no município. Foi desenvolvido pela SDAS e é coordenado pelo Fundo Social, visando garantir a segurança alimentar das famílias. A sacola retornável é também para lembrar que todo o alimento pode ser aproveitado, como a casca e talos, e ela é fruto de parceria com a Abemag (Associação Beneficente Mãos Amigas de Guarulhos) e a ACM (Associação Cristã de Moços) do Jardim Uirapuru”, afirmou Patrícia.

Pronutris

Os alimentos do projeto Pronutris são do Banco de Alimentos, provenientes de agricultura familiar e de doações recebidas. A entrega é realizada quinzenalmente e o responsável pela família responde a um questionário da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) com técnicos do Banco de Alimentos, que avaliam o

seu estado nutricional (peso, altura, medida da circunferência abdominal).

Além disso, os beneficiados recebem palestras e orientações sobre aproveitamento integral dos alimentos, combate ao desperdício e direito à alimentação saudável.

Moradora do Jardim Jacy, Elisângela Santos de Oliveira, de 39 anos, é uma das beneficiárias do novo projeto. Mãe de seis filhos, com idades entre um ano e 22 anos, ela trabalhava como auxiliar de limpeza e está desempregada há dois anos, assim como o marido. “Faço acompanhamento no Bolsa Família e esta é segunda vez que pego alimentos aqui, no Marcos Freire. Isto ajuda bastante”, disse Elisângela, que recebeu a sacola retornável com seu kit de alimentos no CRAS Marcos Freire, o qual está instalado no espaço do CIC-Centro de Integração da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo.

Fotos: Sidnei Barros/PMG