Proteção animal de Guarulhos compartilha experiências com Mauá e Santa Isabel

Sexta, 12 de Abril de 2019 - 19:42

O Departamento de Proteção Animal (DPAN), da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (9), visita técnica à gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Mauá, no ABC Paulista, para apresentar projetos da causa animal em Guarulhos, como agendamento online de castrações através de portal exclusivo, por exemplo, e também para tratativas para que Guarulhos sedie o Encontro Parlamentar das Comissões Animais (EPACA), em 2019.

Participaram do encontro a presidente do Fundo Social de Solidariedade e ativista da causa animal Andréia Rios; o secretário de Educação, Marcelo Brito; a diretora de Bem-Estar Animal Kelly Matonovic, e a diretora do Dpan Guarulhos, Andréa Viegart.

Outra cidade que compartilha com Guarulhos os desafios da implantação de políticas para o bem-estar animal é Santa Isabel. Nesta quinta-feira (11), a secretária de Verde e Meio Ambiente da cidade vizinha, Sandra Yoko Igarasi Barbosa, esteve na sede do Dpan Guarulhos, no Bosque Maia, para conhecer mais detalhes sobre a vinculação da causa animal às atribuições da Secretaria de Meio Ambiente implantada com sucesso em Guarulhos, através de mudança na legislação municipal.

Para Sandra Yoko, desvincular a proteção animal da pasta de saúde e trazê-la para o meio ambiente ainda é um assunto que divide as administrações municipais. ”Muitas cidades enfrentam dificuldades porque há resistência na construção da política de proteção vinculada ao meio ambiente, por isso nada melhor que conhecer um lugar onde essa construção deu certo”,  comentou.

De acordo com Andréa Viegart, “o DPAN tem recebido muitos convites para troca de experiências, inclusive em outros estados, cujas tratativas estão em andamento".