Reforma do Sesmt agiliza atendimento aos servidores públicos de Guarulhos

Quinta, 25 de Abril de 2024 - 14:50

Com o objetivo de agilizar o atendimento e melhorar o serviço prestado aos seus cerca de 21 mil funcionários públicos, a Prefeitura de Guarulhos concluiu recentemente a reforma predial do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), localizado na Vila Augusta.

Entre as intervenções estão a reforma do teto e do telhado, jardinagem, pintura externa e interna, readequação de salas (que possibilitaram aumentar de cinco para sete o número de consultórios), abertura de mais um guichê de atendimento, colocação de placas protetoras de acrílico nos guichês, instalação de painel eletrônico com senha, novas placas externas e placas de QR Code para encaminhamento de dúvidas, reclamações e sugestões.

“A reforma do Sesmt é o resultado do esforço da administração municipal para melhorar o equipamento, trazendo mais conforto e qualidade no atendimento aos servidores”, disse o secretário de Gestão, Elcio de Oliveira Junior.

Já a importância do trabalho desenvolvido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho foi destacado pela diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Gomes Mendes Memento. “O Sesmt é de suma importância para a saúde do funcionário. Estamos continuamente empenhados em promover melhorias, garantindo assim um ambiente de trabalho seguro e saudável aos servidores públicos de Guarulhos”, afirmou.

Atribuições

O equipamento da Secretaria de Gestão tem como objetivo primordial a promoção à saúde e a proteção à integridade dos trabalhadores no local de trabalho e também orientar a administração municipal, visando a dar cumprimento à Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho. Entre os serviços que desempenha estão a promoção de exames periódicos, demissionais, de retorno ao trabalho, bem como os exames periciais.

Além disso, o Sesmt realiza treinamento e apoio à Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), realiza ações de segurança do trabalho envolvendo engenheiros e técnicos da área, atua na readaptação de funcionários por meio de psicólogos organizacionais e enfermagem do trabalho. Aproximadamente dois mil atendimentos ocorrem por mês na unidade.

Imagens: Márcio Lino/PMG