Regiões atingidas pelas fortes chuvas são atendidas pela Defesa Civil e Proguaru

Segunda, 03 de Dezembro de 2018 - 13:09

Assim como no restante da região metropolitana de São Paulo, Guarulhos também foi atingida por forte temporal. A expectativa de chuva na cidade durante a sexta-feira e fim de semana (30, 01 e 02) era de 10 a 20 milímetros, porém Guarulhos recebeu chuvas de 35,2 a 107,6 mms. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que prepara a cidade desde o início do ano para reduzir danos naturais, atendeu a 38 ocorrências e prestou atendimento a mais de 200 famílias durante os três dias.

A Compdec doou 256 colchões, 170 cobertores e 100 cestas básicas às famílias que tiveram seus bens materiais atingidos, já as equipes de limpeza da Proguaru se deslocaram para diversas áreas da cidade no objetivo de retirar a lama e lixos das ruas, evitando que os resíduos agridam ainda mais o meio ambiente e ocasione mais inundações. Entre as 38 ocorrências, foram atendidos cinco alagamentos; sete enchentes, cinco quedas de muros; três desabamentos de moradias; dois buracos inundados; duas rachaduras; cinco quedas de árvores; quatro deslizamentos de terra; um risco de deslizamento; um vazamento de água; um derramamento de óleo e duas solicitações de vistoria.

O prefeito Guti afirma que o empenho da Prefeitura de Guarulhos pelo restabelecimento da ordem natural continuará prioridade da Compdec. “Apesar do enfoque que demos neste ano aos trabalhos de zeladoria e acompanhamento de riscos para diminuir transtornos, foge de nosso alcance prever um fenômeno natural como esse. Nossas equipes vão continuar trabalhando fortemente para prestar atendimento às famílias e retomar a tranquilidade na cidade. A Defesa Civil já trabalha 24 horas alerta, mas nessa temporada a atenção será ainda maior”, afirma o prefeito.

Índice Pluviométrico 30/11/18

Bairro