Saibam quais são as principais questões sobre a febre amarela e tire suas dúvidas!

Sexta, 02 de Fevereiro de 2018 - 11:00

1 - O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave transmitida através da picada dos mosquitos Haemagogus e  Sabethes, em áreas de mata, aos macacos e aos humanos.

2 - O que devo fazer ao me deparar com um macaco morto?

Em uma situação como essa, a pessoa deve acionar imediatamente o telefone 199 da Defesa Civil, que acionará as autoridades competentes, para a adoção das medidas zoossanitárias pertinentes. Portanto, a orientação é para nunca mexer no macaco nem tirá-lo do local encontrado.

É importante destacar que o macaco não transmite a febre amarela, mas ele é apenas vítima do vírus. Por isso, ele não representa uma ameaça à população. Pelo contrário, a preservação de sua vida é fundamental para o monitoramento da doença, além do que matar um animal silvestre é crime.

3 - Após a picada do mosquito, quanto tempo leva para a doença se manifestar?

Os sintomas aparecem geralmente de três a seis dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas podem levar até 15 dias para se manifestar.

4 - Quais os sintomas da febre amarela?

Dentre os principais sintomas, destacam-se febre de início súbito; calafrios; dores de cabeça, nas costas e no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza; icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos); e sangramentos. Nesses casos, a pessoa deve procurar assistência médica no serviço de pronto-atendimento mais próximo de sua residência.

Os sintomas aparecem geralmente de três a seis dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas podem levar até 15 dias para se manifestar.

5 -Existe tratamento para a doença?

Não há tratamento específico para a febre amarela. Os sintomas é que são tratados, como a febre e as dores. É importante que o paciente seja observado de perto e permaneça em repouso.

6- Qual público não deve se vacinar contra febre amarela?

· Gestantes;

· Bebês com menos de 9 meses;

· Mulheres que amamentam bebês com menos de 9 meses;

· Pessoas com alergia a ovo;

· Pessoas que já tomaram a vacina anteriormente;

· Pacientes que fazem tratamentos com corticoides;

· Pacientes em tratamento com radioterapia ou quimioterapia;

· Pacientes submetidos a tratamentos com imunossupressores;

· Portadores de doenças autoimunes, hepáticas, hematológicas, renais e neoplásticas;

· Pessoas com mais de 60 anos e portadores de HIV/AIDS só podem se vacinar mediante avaliação e prescrição médica.

7 -Quanto tempo leva para a vacina começar a fazer efeito?

Dez dias. Portanto, as pessoas que pretendem visitar as áreas consideradas de risco, precisam tomar a vacina com 10 dias de antecedência.

8 -A vacina pode causar reações?

Pode ocorrer dor na região onde a vacina foi aplicada, no corpo, além de febre e mal estar, mas esses efeitos são raros.

9 -Onde encontrar a vacina em Guarulhos?

As UBS que estão oferecendo a vacina contra a febre amarela na cidade são:

Paraventi, Flor da Montanha, São Ricardo, Cecap, Vila Fatima, Vila Barros, Cavadas,  Itapegica, Munhoz, Ponte Grande, Tranquilidade, São Rafael, Jardim Vila Galvão, Vila Galvão, Rosa de França, Palmira, Paulista, Continental, Cambará, Novo Recreio, Recreio São Jorge, Cabuçu, Acácio, Belvedere, Primavera, Cidade Martins, Taboão, Santa Lidia, Jovaia, Vila Rio, Morros, Bananal, Fortaleza, Seródio, Haroldo Veloso, Santos Dumont, Nova Bonsucesso, Álamo, Vila Carmela, Bambi, Água Azul, Presidente Dutra, Marinópolis, Allan Kardec, Inocoop, Soberana, Lavras, Ponte Alta, Santa Paula, Pimentas, Marcos Freire, Jacy, Cummins, Cumbica, Soimco, Uirapuru, Nova Cumbica, Dinamarca, Nova Cidade, Parque Jandaia, Normândia, Piratininga, Aracília, Cumbica I,  Cumbica II, Parque Alvorada, Jurema, Dona Luiza e Santo Afonso

A partir de segunda-feira, dia 05/02/18, o Ambulatório da Criança e a UBS Cecap vacinarão apenas pessoas que farão viagens internacionais, conforme apresentação de comprovante. 

10 -A vacina tem prazo de validade?

Desde abril passado, o Ministério da Saúde passou a indicar a dose única contra a febre amarela, com base em estudos científicos que comprovam a eficácia de somente uma aplicação. Sendo assim, crianças e adultos que já tomaram a vacina, não precisam mais se imunizar contra a doença ao longo da vida. Por isso, é fundamental levar a carteirinha de vacinação até os postos para análise do profissional de saúde.

Dose fracionada

A dose fracionada é a utilização de um quinto (⅕) de uma dose padrão (0,5 mL) da Vacina Febre Amarela (VFA), ou seja, 0,1 mL. Retira-se do frasco da vacina uma dosagem menor do que habitualmente é utilizado. No entanto, a proteção e segurança da dose fracionada é a mesma do que a dose padrão. O que muda é o tempo de proteção. Enquanto a dose padrão é para toda a vida, a dose fracionada tem duração de pelo menos 8 anos. Porém, estudos em andamento continuarão a avaliar a proteção posterior a esse período

Atenção redobrada no Carnaval!

Se for viajar, fique atento. Caso o destino seja uma área de risco, vacine-se com 10 dias de antecedência. E, para quem ainda não se vacinou contra febre amarela, é recomendável que evite áreas de riscos, bem como usar repelente, roupas de mangas longas e calças, afim de evitar também outros tipos de contágios, como dengue, zika e chikungunya.