Saúde faz capacitação sobre aplicação de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites

Quarta, 11 de Outubro de 2023 - 11:45

Nesta terça-feira (10) o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, realizou mais uma capacitação em testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, com a participação de 22 profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto Atendimento (PAs), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

 

Os testes rápidos possibilitam o diagnóstico precoce dessas doenças para encaminhamento ao tratamento em tempo oportuno. Nas unidades de urgência e emergência esse processo também faz parte do protocolo de manejo para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV.

 

Pessoas expostas às infecções sexualmente transmissíveis através de violência sexual, acidente com material biológico ou relação sexual consentida devem comparecer, em até 72 horas após a exposição, às unidades de urgência e emergência para iniciar o uso da medicação que previne a infecção pelo HIV. Todas as UPAs e PAs de Guarulhos oferecem esse medicamento.

 

Além da PEP, o município disponibiliza também a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, no CTA (avenida Tiradentes, 2.521, Centro) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Carlos Cruz (rua Miracanga, 32, Parque Jurema) imunização para Hepatite B para a população geral, preservativos, gel lubrificante e testes rápidos nas 69 UBS, todas estratégias importantes para a prevenção das ISTs no município.

 

Imagens: Divulgação