Secretaria da Saúde de Guarulhos leva informações sobre a dengue por meio de palestras

Sexta, 15 de Março de 2024 - 15:56

A Secretaria da Saúde de Guarulhos, em meio ao crescente número de casos confirmados de dengue no município, tem intensificado as ações para prevenção e controle da doença. Uma delas diz respeito à perspectiva da educação em saúde, levando informações aos munícipes e atendendo a diversas solicitações de palestras para sensibilização no combate às arboviroses e ao mosquito Aedes aegypti.

 

Essa estratégia busca promover a construção de conhecimentos que capacitem as pessoas a fazer escolhas e adotar hábitos saudáveis. O objetivo da sensibilização é viabilizar a reflexão e auxiliar os participantes a analisar criticamente o cenário epidemiológico das arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) neste início de 2024, além de apresentar os principais sintomas, informações sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor, bem como orientar estratégias e ações individuais e coletivas no combate ao Aedes aegypti.

 

As palestras de sensibilização, conduzidas pela equipe da Seção de Educação e Planejamento do Departamento de Vigilância em Saúde, têm sido realizadas desde 14 de fevereiro levando informação a diversas entidades particulares como indústrias, empresas, estabelecimentos de ensino, além de servidores e equipe da empresa responsável pela limpeza e higienização da Secretaria da Saúde, em um total de aproximadamente 1.500 pessoas.

 

Apenas em uma das ações realizadas, na Fatec Guarulhos, no dia 7 de março, foram abrangidas 690 pessoas (equipe docente e discente) com a realização de palestras nos três turnos de aulas da instituição (manhã, tarde e noite).

 

Ao final da apresentação é disponibilizado um QR code para o formulário de avaliação da atividade, no qual são coletadas informações sobre a opinião dos participantes em relação ao local de realização, ao tempo destinado à atividade, à metodologia utilizada, à clareza e à objetividade, ao domínio dos educadores sobre o tema, à pertinência do tema e ao uso das informações na rotina dos participantes, além de um campo para registro de sugestões, críticas e observações.

 

Para fortalecer ainda mais essas ações o Departamento de Vigilância em Saúde convida representantes de entidades públicas e privadas e interessados no tema para participarem da palestra de sensibilização no combate às arboviroses "Guarulhos Contra o Aedes Aegypti", que será realizada periodicamente. As primeiras acontecerão nos dias 3 e 24 de abril no auditório da Secretaria da Saúde, localizado na rua Iris, 320, Gopoúva. Inscrições pelo link https://forms.gle/W3kcLJYxvgYH6XTT9.

 

Fotos: Divulgação/PMG