Semana de Qualidade de Vida do Servidor termina com alto índice de participação

Sexta, 26 de Maio de 2023 - 17:59

A Semana de Qualidade de Vida do Servidor, promovida pela Prefeitura de Guarulhos, foi encerrada nesta sexta-feira (26) contabilizando um público de aproximadamente 800 funcionários de diversas secretarias municipais ao longo de cinco dias no auditório do Adamastor. O evento contou com um ciclo de dez palestras sobre assuntos relacionados ao bem-estar do segmento, tais como educação financeira, aposentadoria, assédios moral e sexual, violência contra a mulher, alcoolismo, drogas e resiliência.

 

No último dia de discussão foram trados os temas “Alcoolismo e Outras Drogas no Trabalho” pelo psicólogo clínico Roger Rosa Ribeiro, que atua no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e possui 25 anos de experiência na área da dependência química, e “Resiliência”, a cargo do consultor em desenvolvimento humano com formação em resiliência psicológica pela Universidade de Harvard (EUA), o cirurgião-dentista especialista em cuidados paliativos Ricardo Lima.

 

Ribeiro apontou tópicos como a importância da autoestima, o papel do trabalho na recuperação do paciente, seu tratamento, a dependência química como doença familiar e social que reflete na produtividade e na deterioração das relações familiares, locais em que procurar ajuda, o trabalho do Caps AD, entre outros.

 

“O trabalho pode ser um dos fatores de adoecimento e ao mesmo tempo é primordial na recuperação do dependente químico, sendo também fundamental na prevenção da recaída do paciente em tratamento”, disse o psicólogo.

 

Por sua vez, o especialista em desenvolvimento humano definiu resiliência como a capacidade de lidar de maneira saudável com problemas da vida. “Ela é uma capacidade possível a todas as pessoas. É uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida, ligada ao conceito de flexibilidade”, explicou Lima, acrescentando também que a resiliência é uma adaptação positiva às adversidades.

 

Entre os pilares da resiliência, segundo o palestrante, estão o suporte social, o foco na resolução de problemas, as emoções positivas e a busca por um sentido da vida.

 

A iniciativa da Secretaria de Gestão foi coordenada pelo Comitê de Qualidade de Vida do Servidor, instituído pelo decreto 38.654/22 e formado por representantes das pastas de Saúde, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Gestão, Esporte e Lazer e Direitos Humanos, além do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref).

 

Imagens: Marcio Lino/PMG