Serviços Públicos e Obras eliminam copos plásticos e realizam compostagem

Segunda, 08 de Outubro de 2018 - 13:15

Usar copos plásticos para tomar água e café não faz mais parte da rotina dos servidores das secretarias de Serviços Públicos (SSP) e de Obras, ambas localizadas no Jardim São Geraldo, região do Taboão. Canecas de vidro ou acrílico agora são presenças comuns nas mesas dos trabalhadores, que também têm se empenhado na separação de resíduos e na compostagem dos materiais orgânicos gerados durante o expediente, como cascas de frutas, borra de café, entre outros.

As mudanças estão sendo implantadas pelo Comitê de Implantação do Lixo Zero da SSP, desde o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e visam principalmente reduzir o volume de materiais enviados ao aterro sanitário municipal, no Cabuçu. Para conquistar a adesão dos servidores, foram realizadas conversas sobre o ciclo e a gestão do lixo na cidade, desde a coleta domiciliar até o envio do chorume para tratamento em Barueri.

O secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, comentou a iniciativa. “A mudança na cultura do descarte de resíduos é possível desde que haja conscientização sobre a importância da separação e da destinação correta dos resíduos. Com pequenas mudanças de hábitos ajudamos o meio ambiente e construímos uma cidade mais limpa, saudável, bonita e sustentável”.

O adubo produzido pela compostagem dos resíduos orgânicos é doado aos servidores que solicitam e utilizado nas ações de educação ambiental. Vidros e demais resíduos recicláveis são destinados à cooperativa de catadores “Coop Reciclável”. Pilhas e baterias são colocadas em um “papapilhas” e depois enviadas ao Atacadão ou à Kalunga, que oferecem serviço gratuito de recolhimento desses materiais.

Imagens: Divulgação/ PMG