Serviços Públicos inicia entrega da Chancela Lixo Zero a setores

Segunda, 09 de Dezembro de 2019 - 16:18

Teve início na quinta-feira (5), na Secretaria de Serviços Públicos, a entrega da Chancela Lixo Zero aos setores da Pasta cujos servidores aderiram a hábitos e atitudes mais sustentáveis, separando e encaminhando de forma ambientalmente adequada os resíduos gerados no ambiente de trabalho. A Iniciativa é da equipe do Programa Lixo Zero Guarulhos e visa formar multiplicadores entre os servidores públicos tendo em vista a iminente ampliação da coleta seletiva na cidade.

A equipe do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), representada pelo diretor Alexandre Almeida Lobo foi a primeira receber o prêmio entregue pelo Secretário de Serviços Públicos, Rodnei Otávio Minelli. Na sequência, foram premiadas a Divisão Técnica de Planejamento e Gestão representada por Ed Emerson dos Santos, a Divisão Administrativa de Suprimentos de Obras representado por Reinaldo Cruz Lima, e servidores  do gabinete do secretário representado por Adriana Mirian.

A Chancela Lixo Zero foi inspirada no método Setor Lixo Zero desenvolvido pela  Universidade de Santa Catarina - UDESC, que visa incentivar os servidores públicos a serem mais sustentáveis.

Todos os setores da Prefeitura, Câmara Municipal e Proguaru podem solicitar a Chancela Lixo Zero pelo email: - lixozeroguarulhos@gmail.com. Para receber o prêmio é necessário  comprometimento com as seguintes atitudes:
•    Eliminar os copos descartáveis, incluindo os que são usados pelos visitante, substituindo-os por canecas ou garrafas individuais.
•    Imprimir somente o necessário e colocar caixas para o papel branco reciclável (sulfite, caderno, agenda) próximo às impressoras, evitando amassar ou rasgar, e procurar remover os clips e grampos, quando houver.
•    Substituir as lixeiras individuais por residuários (conjunto de coletores, sendo um para recicláveis, outro para resíduos orgânicos e um terceiro para o rejeito), para evitar a mistura de recicláveis e orgânicos, o que inviabiliza tanto o processo de reciclagem como o de compostagem. Vale ressaltar que com a implantação do residuário no Delurb, houve uma redução de 50% na geração dos resíduos no setor.