Servidores da Educação recebem formação sobre migração e acolhimento de crianças refugiadas

Sexta, 04 de Março de 2022 - 15:54

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quarta e quinta-feira (dias 2 e 3), no Adamastor, uma formação sobre a migração contemporânea e a importância do acolhimento de crianças migrantes e refugiadas na rede pública municipal. A ação beneficiou cerca de 400 profissionais das áreas administrativa e educacional das 156 escolas municipais.

A iniciativa inaugura um ciclo de formações que visa a apresentar alguns conceitos, identificar as nacionalidades e seus aspectos culturais, abordando assuntos como a importância do acolhimento humanitário e os principais desafios para garantir o acesso da população migrante e refugiada à educação a partir da garantia de matrícula de crianças e adolescentes, independente da situação documental e migratória, como prevê a legislação brasileira.

Anderson Guimarães, subsecretário da Igualdade Racial, pasta responsável pelas articulações da política migratória em Guarulhos, considera fundamental os processos formativos dos profissionais que atuam na atenção direta à população. “Essa prática é essencial, tendo em vista as inúmeras especificidades apresentadas no segmento, que incluem o reconhecimento do processo migratório vivenciado, as diversidades linguísticas e culturais e a inserção socioeconômica”, comentou.

De acordo com Guimarães, de forma alguma essas diferenças na língua e eventuais problemas socioeconômicos devem dificultar ou impedir o direito de crianças e adolescentes de frequentar a escola, independente da situação documental ou migratória. “Cabe ao poder público buscar parcerias e cooperações técnicas para a elaboração de meios e estratégias para a efetivação desse direito”, completou.

Os servidores participantes relataram o cotidiano, as dificuldades e também as estratégias desenvolvidas para facilitar a comunicação, identificada como a principal barreira aos que não possuem familiaridade com a língua portuguesa, bem como a importância de fornecer orientações sobre o novo ambiente escolar e sua dinâmica. Explicações sobre a cultura, o acesso aos direitos sociais, civis e aos serviços que oferecem oportunidades de trabalho, o combate às discriminações étnico-raciais, ao racismo e à xenofobia, além da apresentação da rede de apoio local, também foram abordadas.

Imagens: Divulgação/PMG