Servidores da Prefeitura concluem curso de tecnologia e desenvolvimento sustentável

Quinta, 30 de Junho de 2022 - 13:17

Um grupo formado por servidores de diversas pastas da Prefeitura e por membros do Conselho de Saúde e do Orçamento Participativo concluiu nesta quarta-feira (29) o curso Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Ferramentas Tecnológicas para Planejar Políticas Públicas.

O curso foi ministrado pela Escola de Administração Pública de Guarulhos (Esap), vinculada ao Departamento de Modernização Administrativa da Secretaria de Gestão.

As aulas foram iniciadas em abril e tiveram como objetivo difundir os ODS por meio de ferramentas colaborativas gratuitas. Os ODS foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a proposta de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até 2030.

Ao longo de dez encontros semanais foram trabalhados com os participantes a construção e os conceitos das políticas públicas, bem como a importância do planejamento e do monitoramento ao longo desse processo.

“É sempre muito bom aprender, ter novas vivências e experiências, rever pessoas e fazer amizades. Com certeza teremos a oportunidade de desenvolver parcerias e projetos em conjunto daqui para a frente mesmo atuando em áreas bem distintas, pois tudo está interligado, conforme aprendemos com os ODS”, disse o analista de TI Daniel Ribeiro, aluno do curso que atua no Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da administração municipal.

De acordo com o Departamento de Modernização, um nova edição do curso está programada para este ano e a expectativa é que os ODS e suas metas contribuam para fortalecer e otimizar as políticas públicas nas diversas esferas do município.

O curso teve a participação do coordenador-geral de Capacitação de Altos Executivos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), João Vitor Faria Domingues, que proferiu a aula inaugural, e de duas técnicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Marcela Pégolo da Silveira e Débora Geórgia Tristão, que ministraram palestras.

Imagens: Divulgação/PMG